quinta-feira, 10 de março de 2016

Alunos da Escola Viva São Pedro definem disciplinas eletivas



Segundo dicionários de Língua Portuguesa, a palavra “eletiva” significa escolher; o que é eleito; preferência que se dá a alguma coisa que se encontra entre outras; fazer opção entre duas ou mais coisas. E é justamente essa a essência da Escola Viva, desde se tornar uma das opções de ensino aos alunos da rede estadual até proporcionar que também tenham a oportunidade de escolher o que querem estudar.

Na manhã desta quinta-feira (10), os mais de 500 alunos do Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral São Pedro puderam conhecer as 15 disciplinas eletivas que serão ofertadas neste primeiro semestre. Divididos em turmas e atentos a cada apresentação, entre os assuntos estavam: produções cinematográficas, biotecnologia, meio ambiente, arquitetura, Libras, moda, teatro, música, linguagem de programação e outros.

A coordenadora pedagógica, Eliana Bravim, explica que “as eletivas são disciplinas da parte diversificada da grade curricular. Todos os alunos percorrem as salas temáticas, que foram organizadas pelos professores, conhecem as propostas e escolhem uma delas. O mais interessante foi que os próprios alunos sugeriram os critérios de definição, e um deles foi a relação com o projeto de vida de cada um e os professores intencionalmente articularam as temáticas, de acordo com o Currículo Básico Comum (CBC), assim, favorecendo o aluno na relação entre eletivas e matérias obrigatórias”, contou.

As professoras Thiele Arpini Gaburro, de Biologia, e Rosa Maria Ambrozio, de Física, prepararam um evento para apresentar a disciplina “Inventando Moda”. Caracterizadas e muito animadas, elas criaram uma passarela para desfile, divulgaram vídeos sobre o assunto, croquis (esboços de desenhos de roupas feitos à mão) e a definição da disciplina. Um manequim para que os alunos o vestissem, conforme o que eles acreditam “ser moda”, também fez parte da atividade.

“Nossa eletiva irá abordar a moda de forma cultural, sua história, o impacto da indústria, o mercado, comércio na internet, profissões que envolvem a moda, tudo isso integrado aos conteúdos apresentados em sala de aula diariamente. Será bem interdisciplinar”, destacou a professora Thiele.

Para a estudante Bruna Letícia Rodrigues de Paula, da 2ª série do Ensino Médio, ter o poder de escolher o que estudar é uma das possibilidades mais interessantes da Escola Viva. “São tantas opções legais que estou dividida entre duas eletivas. E isso é muito bom porque posso fazer uma neste semestre e a outra no próximo, assim terei um leque maior para quem sabe descobrir minha aptidão profissional”, disse.

A Escola Viva São Pedro disponibilizou 15 disciplinas eletivas para este semestre. São elas: “Cinema: uma arte interdisciplinar”, sobre produções cinematográficas e suas linguagens; “Do passado ao presente: Shakespeare de um jeito diferente”, que aborda literatura, cinema, teatro, dança e pintura; “@TecnoViva!, que irá tratar a produção e articulação de textos, análises e opiniões, entre outros assuntos ligados a linguagem para Internet; “Curti”, sobre produção de vídeos; “#Partiu Espaço”, que trará as Leis de Newton no Lançamento de Foguetes e o Universo; “Meu corpo fala. E o seu?”, onde os alunos poderão expressar suas opiniões por meio da dança e do teatro; “O X, a força, o play e tudo que há de bom...ou mau”, que irá promover oficinas de debate e produção cultural, tematizando cinema, quadrinhos, desenhos, games, mangás, animes e como essas produções se relacionam com o mercado; “Nas pequenas coisas”, sobre biotecnologia; “Você colhe o que planta”, onde o tema central será o meio ambiente; “Desafie-se...Supere-se”, sobre Libras e educação especial; “Inventando Moda”; “Skynet: a origem”, que abordará a lógica de programação; “Descomplicando a Política”, que propõe aos alunos um estudo dinâmico sobre a funcionalidade da política no mundo atual e como esta interfere diretamente na vida das pessoas; “Cantando, encantando e tocando a vida”, onde a música mostrará como as funções do corpo estão ligados à Matemática e a formação de um coral; e “Arquitetando”, sobre projetos arquitetônicos, seus conceitos e seus benefícios.

Assessoria de Comunicação / SEDU
Vivian Camargo / Flávia Zambrone / Fernanda Xavier
Texto: Gustavo Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário