segunda-feira, 21 de março de 2016

Ações de preservação da água avançam no meio rural de Cachoeiro

Município já tem dado apoio ao produtores para construção de pequenas barragens


O cercamento de áreas de nascentes é a mais nova frente do trabalho de preservação e conservação de recursos hídricos desenvolvido no campo, pela prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim e órgãos parceiros. Nesta terça-feira (22), Dia Internacional das Águas, a comunidade de Banca de Areia, no distrito de Pacotuba, recebe uma ação de conscientização sobre o tema.

Agricultores e representantes do poder público participam do evento, a partir das 8h, na sede da associação de moradores. Além da troca de informações, estão previstas visitas a uma nascente cercada recentemente e a uma pequena barragem, construída por meio de parceria entre produtores e prefeitura.
As orientações serão repassadas por técnicos das secretarias municipais de Meio Ambiente (Semma), Agricultura e Abastecimento (Semag), do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) e do Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper).

A prefeitura oferece material (estacas e arames) para os produtores que queiram cercar nascentes em suas propriedades. Dessa forma, minimiza os custos do serviço para o agricultor e incentiva a prática, que evita o pisoteamento desses locais por animais e cria condições para que a natureza no entorno se recupere.
Com a ação, a prefeitura fortalece o trabalho de preservação da água na localidade. Por ter sido a região mais atingida pelo recente período de seca, essa foi a primeira a receber a construção de pequenas barragens e caixas secas, para a captação e armazenamento de água da chuva.
“Os resultados têm sido muito satisfatórios. Os agricultores atendidos estão elogiando muito os trabalhos realizados. Essa é uma ação que envolve um conjunto de organizações, e que possibilita reduzir os impactos da crise hídrica. As ações de conscientização ambiental também são fundamentais nesse contexto”, avalia o secretário de Agricultura de Cachoeiro, José Arcanjo Nunes.
Pequenas barragens
As ações que envolvem a construção de pequenas barragens e caixas secas prosseguem na localidade de Jaboticabeiras, em Pacotuba, em que 35 propriedades poderão ser beneficiadas.

O projeto vai oferecer mil horas de serviços com máquinas, a valores até 90% mais baixos dos que os praticados pelo mercado comum, para 188 produtores afetados pelo período de seca, que se cadastraram por meio de um chamamento público, realizado pelo Fórum Permanente das Águas. Antes, uma equipe técnica faz visitas às propriedades para identificar locais apropriados para as intervenções.

8º Cachoeiro no Caminho das Águas

A atividade em Banca de Areia integra a programação do 8º Cachoeiro no Caminho das Águas, que teve início no último dia 12. O encerramento da série de ações será também nesta terça (22), com um Sarau Ambiental no Teatro Municipal Rubem Braga, das 19h30 às 21h30.

Voltado para estudantes, gestores, profissionais da área ambiental e população geral, o evento terá apresentações musicais, teatrais, paródias, poesias e danças voltadas para temas relacionados à água e, ainda, ao combate ao mosquito Aedes aegypti. A entrada é franca.



Equipe de Jornalismo
Secretaria Municipal de Comunicação
Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim - PMCI
Tel: (28) 3155-5371
www.cachoeiro.es.gov.br/
www.twitter.com/prefcachoeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário