Cerca de 10 mil crianças participam de palestras educativas e são atendidas dentro do ambiente escolar
TEXTO: Simone Delevedove FOTO: Divulgação/PMS
Dez mil alunos das escolas municipais da Serra estão sendo beneficiados com o projeto “Saúde Bucal do Escolar”. Esse projeto atende 34 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) da Serra e funciona há 13 anos.
Sua equipe é formada por odontopediatras, técnicas e auxiliares em saúde bucal que realizam atividades curativas, educativas e preventivas dentro dessas escolas.
A avaliação e promoção de saúde bucal é ação essencial que integra o Programa de Saúde Bucal do Escolar e tem como objetivo identificar sinais e sintomas relacionados a alterações odontológicas presentes nas crianças matriculadas nas escolas atendidas.
O projeto
A dinâmica de funcionamento do projeto é realizada em etapas começando com palestras para professores e diretores no início do ano letivo e, em seguida, para os pais. Posteriormente é feita a distribuição de kits odontológicos para as crianças, composto por escova de dente, creme dental e fio dental. Nesse momento, os profissionais fazem a escovação supervisionada com orientação e o exame de necessidade de tratamento odontológico.
O tratamento odontológico das crianças com necessidade é realizado na própria escola, mediante autorização prévia do responsável através de documento assinado. O tratamento curativo dentro do CMEI é feito com a técnica do ART (Técnica de Restauração Atraumática) que consiste em limpeza da cárie com instrumentos manuais e restauração definitiva com material a base de flúor. O procedimento é indolor, não utiliza motores e dispensa anestesia local.
Segundo o coordenador de saúde bucal do município, Dr. Rodrigo Brandão, “com essa iniciativa, aproximadamente 10 mil crianças participam de palestras educativas e são atendidas dentro do ambiente escolar, onde é realizada a escovação dental supervisionada”, afirma.
Ele salienta que o projeto ainda tem como objetivo orientar e estimular os educandos a incorporar hábitos de higiene bucal, além de disponibilizar o flúor na cavidade bucal, por meio do creme dental, contribuindo para a prevenção de doenças bucais, mais especificamente cárie dentária e doença periodontal.
O tratamento é realizado em uma mesa preparada e confortável onde a criança é deitada e o procedimento (ART) é executado. “Com a utilização dessa técnica a criança oferece menor resistência ao tratamento, pois não existe o ambiente odontológico composto de cadeia, motores, brocas e barulhos” afirma o coordenador.
Ele afirma ainda que outra vantagem é que o ART evita a evolução das cáries e a perda precoce do dente de leite, visto que o material empregado é bacteriotático e ainda libera flúor para a cavidade bucal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário