terça-feira, 15 de setembro de 2015

Ministro Patrus Ananias em território capixaba


 0  0 
 
 
terça-feira, 15 Setembro, 2015 - 10:45
Foto: Albino Oliveira/ MDA
Acordo beneficia mais de 10 mil famílias com a regularização de terras no estado.
“Com o pé na estrada”. É dessa forma que o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, define a série de viagens que tem feito pelo país, com intuito de conferir de perto como as políticas públicas da pasta transformam a vida de quem vive no campo. Nesta segunda (14), Patrus Ananias desembarcou no município de Nova Venécia (ES) onde proferiu aula inaugural do curso de extensão política do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). 
“Cerca de cinco mil municípios brasileiros têm menos de 50 mil habitantes, são municípios rurais, neles moram trabalhadores responsáveis pela alimentação de todo país”, salientou o ministro destacando que o objetivo das viagens do projeto Territórios em Foco  é identificar êxitos, demandas e sugestões para aperfeiçoar os programas do MDA.
“Estamos trabalhando nessa perspectiva territorial. É por isso que estamos colocando o pé na estrada, viajando quilômetros de carro, visitando os assentamentos. Também queremos passar pelos acampamentos da reforma agrária, pois assim podemos sentir o que passam essas pessoas e trabalhar com mais afinco ainda para realizar nosso projeto”, ressaltou. 
O projeto citado por Patrus é prioridade para a pasta: assentar até 2018, 120 mil famílias que hoje vivem acampadas. “A presidenta Dilma me presenteou com o desafio mais honroso da minha vida. Com o apoio da equipe do MDA e do Incra, elaboramos um projeto sério e viável para arrecadar recursos que serão investidos em assentamentos produtivos”.
Durante o encontro, o ministro falou ainda sobre o atual cenário político do país, - que, segundo ele, exige discernimento e colaboração da sociedade -, destacou as conquistas democráticas dos brasileiros e convidou os alunos a refletirem sobre a função social da propriedade e das riquezas.
Bastante aplaudido, Patrus Ananias explicou que a reforma agrária  é um dos caminhos para assegurar o direito à propriedade. “Nós sabemos que a agricultura familiar cumpre um papel importante na produção de alimentos para consumo interno e na produção de alimentos saudáveis. Então, nós defendemos o princípio da função social da propriedade nessa perspectiva. O direito de propriedade é legítimo, assim como outros direitos, e o nosso grande desafio é conciliar esses direitos na perspectiva do bem comum”.
Em sua fala, o reitor do instituto agradeceu a presença do ministro e destacou o potencial transformador da educação – nas cidades e no campo. “Os investimentos feitos na área nos últimos 12 anos são muito importantes. Revelam que as escolas, faculdades e universidades são, de fato, lugares para todos”.
Regularização fundiária 
Na primeira aula de extensão política do IFES, Patrus também participou do lançamento da Frente Parlamentar da Regularização Fundiária e fez a entrega de títulos de posse a três produtores rurais. Eles representam mais de 10 mil famílias que serão beneficiadas com a regularização de terras no estado, fruto de um convênio do MDA com o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF).
Gilmar da Silva, 34 anos, do município de Água Doce, foi um dos trabalhadores rurais a receber o título de posse. Para ele, o documento garante mais tranquilidade para sua família e abre novas possibilidades de incremento de renda e melhoria de vida. “Foi muito trabalho, muito suor, mas está aqui. Um sonho realizado”.
Ranyelle Andrade
Ascom/ MDA
- See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/em-territ%C3%B3rio-capixaba#sthash.dzUL7Pxy.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário