terça-feira, 22 de setembro de 2015

A EDP reforça cuidados no plantio de árvores durante a primavera



Arborização inadequada é uma das principais causas de interrupção de energia

Vitória, 22 de setembro de 2015 – Conhecida como a estação das flores, a primavera chega nesta quarta-feira, dia 23, trazendo mais vigor à vegetação. Para que haja harmonia entre a arborização e as redes de distribuição de energia das cidades, a EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, orienta a população a tomar cuidados especiais na hora de plantar árvores.
O plantio inadequado pode ocasionar interrupções no fornecimento de energia, caso a vegetação interfira nas redes elétricas. Este, aliás, é um dos principais fatores causadores de interrupção no fornecimento de energia elétrica. Para reduzir esse impacto de forma sustentável, a empresa sugere ações simples:
  • No momento do plantio, opte por árvores de menor porte e evite as espécies altas, como eucaliptos, palmeiras, ipês e similares, próximas ou embaixo da rede elétrica para que não ofereçam riscos de interferência no fornecimento da energia.
  • O alerta vale também para as folhagens que podem ocultar a fiação. Elas são fator de risco, pois aumentam a probabilidade de contatos acidentais na rede, por exemplo, por crianças que brincam próximas da vegetação. Em zonas rurais, há ainda risco de incêndios com o tombamento de árvores sobre redes elétricas, ocasionado por reflorestamentos imprudentes.
  • Para realizar o plantio de árvores em área urbana é importante que a prefeitura do município seja acionada para a liberação ambiental. Além disso, em caso de necessidade, o trabalho de poda de vegetação em vias públicas deve ser solicitado pelo interessado ao órgão municipal.
  • Em relação à arborização próxima da rede elétrica, a manutenção é realizada pela EDP a partir de poda preventiva feita de forma contínua.
  • O contato de galhos de árvores com a rede elétrica tem potencial para causar rompimento de fios, provocar acidentes com passantes e danificar equipamentos que dependem da eletricidade para funcionar.
Para orientação, esclarecimento de dúvidas, solicitações e denúncia de possíveis riscos com a rede elétrica, basta entrar em contato com a EDP por meio dos canais de atendimento, como a Agência Virtual, no www.edp.com.br, a Central de Atendimento (0800 721 0707) e as agências presenciais da Distribuidora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário