quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Serra possui três bases do Samu


Serra possui três bases do Samu
Texto e Foto: Simone Delevedove
A Secretaria de Saúde da Serra (Sesa) firmou parceria com o Governo do Estado a fim de disponibilizar três bases dos Serviços de Atendimento Médico de Urgência (Samu) no município. Os serviços já estão funcionando e as bases ficam localizadas em Barcelona e nas Unidades de Pronto Atendimento (Upas) de Carapina e Serra-Sede. Nos próximos meses uma nova base será instalada na Unidade Regional de Jacaraípe.
De acordo com a secretária de Saúde em exercício, Cristiane Stem, com as novas bases do Samu, os serviços ganharam agilidade, o que é fundamental, já que numa urgência qualquer minuto é imprescindível. “O objetivo da parceria é dar agilidade e velocidade ao atendimento de urgência e emergência no município”, afirmou a secretária. 
Com a distribuição das bases, o Samu deve economizar em cerca de 15 minutos para o atendimento. As três bases possuem quatro ambulâncias, sendo três básicas e uma avançada, com UTI.
A parceria constitui no município ceder o espaço físico e as adequações para uma base de ambulância e o Governo do Estado entrar com os serviços.
Transporte sanitário
O município também reestruturou os serviços do transporte sanitário, que passou a contar com oito ambulâncias básicas e cinco vans para o transporte de pacientes em tratamento de saúde pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Nos casos de urgência e emergência, o morador deve acionar o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu).
O serviço do transporte sanitário necessita de agendamento prévio, atende somente aos moradores de Serra e funciona em caráter eletivo, ou seja, para aqueles que não têm condição de locomoção.
Têm direito ao serviço de transporte sanitário os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que moram em Serra, acamados e/ou debilitados e impossibilitados de se locomoverem em transporte comum.
Para utilizar o transporte sanitário em caráter eletivo, o usuário ou a família deve ligar para 0800-0812-192 para solicitar o agendamento. A ligação é gratuita. O agendamento deve ser realizado de segunda a sexta-feira, com três dias úteis de antecedência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário