sexta-feira, 25 de setembro de 2015

UPA de Flexal II surpreende moradores pela estrutura

IMG_4212 copiar


As obras da UPA de Flexal II foram alvo do olhar de várias lideranças e moradores da região, que puderam conferir o andamento da construção e os serviços à disposição quando a unidade for inaugurada. Isto tudo ocorreu durante a visita técnica realizada na manhã desta sexta-feira (25), com a presença do prefeito Geraldo Luzia Junior, técnicos das secretarias de Infraestrutura e de Saúde, representantes do legislativo, lideranças comunitárias e moradores, que se surpreenderam com o tamanho da futura instalação, além do estágio que se encontra a obra.
Segundo representante da construtura responsável pela obra, toda a fase de estrutura foi finalizada, o que corresponde a cerca de 40% do serviço. A previsão é que a obra seja entregue até o fim de 2016. A UPA é do tipo III, construída com recursos do Governo Federal. Para isso a Prefeitura apresentou o projeto no fim de 2013 e a cidade foi contemplada com os recursos.
O senhor Jair Gonçalves aprovou a iniciativa de abrir a obra aos moradores da região
O senhor Jair Gonçalves aprovou a iniciativa de abrir a obra aos moradores da região
O vigia Jair Gonçalves Viana, 60 anos, é morador de Flexal II há 36 anos e ficou animando com o que viu. “Eu sonhei várias vezes com o que poderia vir para esta área. Era muito largado, mas agora sabemos que terá uma obra importante, que vai atender aos moradores e melhorar nossas vidas. Ver isso com os próprios olhos, aqui de dentro, nos faz ver que é de verdade”, contou.
Com a obra, Cariacica ganhará um espaço intermediário entre as unidades de saúde e os hospitais. Nele, serão atendidos casos de urgência e emergência clínica, pediátrica e odontológica, em articulação com a atenção básica, o Samu e as unidades hospitalares do Estado. Vai atender aos bairros das Regiões 2, 8 e 9, com 27 bairros.
Inicialmente os moradores vão contar com seis médicos, três para atenderem adultos e três pediatras, durante 24h por dia, todos os dias da semana. Os serviços de raio x e exames laboratoriais, como os de sangue, fezes e urina também serão disponibilizados no local. A obra será custeada pelo Ministério da Saúde, que já liberou verba para a realização do projeto e para a ordem de serviço. A obra está orçada em cerca de R$ 4 milhões.
IMG_4197 copiarO prefeito falou sobre a importância de levar os usuários do equipamento ao local, durante a obra. “Esta é uma forma de empoderar as pessoas. Este processo é importante até para quando estiver funcionando, os próprios usuários cuidarem da unidade. Além disso, é uma obra pública e por direito todos podem verificar, fiscalizar o que está sendo feito com o dinheiro do próprio imposto”, afirmou Juninho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário