terça-feira, 29 de setembro de 2015

Fique atento aos dias da coleta dos lixos úmido e seco em seu bairro em Nova Venécia


A partir do dia 23 de setembro, a coleta seletiva foi expandida para a toda a zona urbana da cidade. Para que a coleta de lixos úmido e seco seja feita da forma correta, é necessário que a população colabore estando alerta para os dias de coleta de cada tipo de lixo em seu bairro:

Zona 01: Alvorada, Bela Vista (Escelsa), Bela Vista (São Cristóvão), Bonfim, Centro, Córrego da Serra, Filomena, Municipal I, Polo Industrial I, Polo Industrial II, Santa Luzia e São Cristóvão.

Lixo seco: terças, quintas e sábados.
Lixo úmido: segundas, quartas e sextas.

Zona 02: Aeroporto, Aeroporto Municipal, Altoé, Ascensão, Beira Rio, Betânia, Bombeiros, COHAB, Córrego Alegre (Flora Park), Coqueiral, Dom José Dalvit, Iolanda, Margareth, Municipal II, Padre Gianne, Rúbia e São Francisco.

Lixo seco: segundas, quartas e sextas.
Lixo úmido: terças, quintas e sábados.

A população deve separar o lixo seco do úmido e descartá-lo nos dias destinados para cada um. O caminhão da prefeitura fará a coleta do lixo porta a porta, sem nenhum inconveniente para o morador. A população também pode colocar o lixo seco nos Postos de Entrega Voluntária (PEV's) espalhados pela cidade. Se não tiver um PEV perto de casa, o cidadão deve separar o lixo adequadamente para descartá-los nos dias apropriados.

A coleta seletiva precisa do apoio da população veneciana. Por dia, são coletadas mais de 60 toneladas de lixo na cidade. Com a coleta seletiva, boa parte desse material que iria para o aterro sanitário, retornará para as indústrias e será reciclado. Esse ciclo verde proporciona menos poluição, gera renda e empregos para os catadores de materiais recicláveis e ainda economiza matéria-prima do meio ambiente. Separar o lixo seco do úmido é uma atitude simples, onde todos saem ganhando.

Lixo Reciclável (seco):
Vidros - Garrafas, potes, frascos limpos de produtos de limpeza e produtos alimentícios, cacos de qualquer um dos itens acima citados.
Plástico – garrafas, tampas, embalagens de higiene e limpeza, garrafas PET, CD e DVD, tubos vazios de creme dental e utensílios plásticos como canetas e escovas de dente.
Papel – envelopes, cartões e cartolinas, cadernos, papéis de embrulho limpos e papéis impressos em geral, como jornais e revistas.
Metal – lata e papel de alumínio, talheres de aço, embalagens limpas de marmita de alumínio, panelas, fios, geladeiras, pregos e parafusos.

Lixo Úmido: é todo tipo de material que não pode ser reciclado, como produtos orgânicos, papel higiênico, fraldas e absorventes descartáveis, lenços sujos, guardanapos usados, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário