quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Prefeitura de Nova Venécia expande coleta seletiva a partir desta quarta-feira, 23





O lançamento oficial da expansão da coleta seletiva para toda a zona urbana de Nova Venécia aconteceu nesta quarta-feira, 23, no estacionamento do Supermercado Cricaré, no bairro Ascensão. Os dias de coleta para cada bairro já foram definidos. O tema da campanha ambiental é: “O Lixo Não Desaparece na Lixeira”.

Estiveram presentes no lançamento, a chefe de gabinete, Marlusa Tiburtino, o secretário de Ação Social, Rômulo Baia, o secretário de Obras, Jonas Caliman, o vice-prefeito e secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Theomir Bassetti Filho, a presidente da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (Acamarer), Joanita Santana, Gilmar Dell’orto, secretário de Planejamento, o secretário de Esportes, Edson Luiz  Zache, o vereador, Paschoal Venturim, e o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Juarez Oliosi.

Como parte das ações de ampliação da coleta seletiva, a prefeitura vai distribuir 10 mil folders para a população e comprou mais de cem equipamentos, entre papeleiras e Postos de Entrega Voluntária (PEV’s) para a coleta de lixo seco (que pode ser reciclado) e lixo úmido.

“Desde o início do ano fizemos um trabalho para a concretização da coleta seletiva no nosso município. Começamos pela reforma do Centro de Triagem de Resíduos Sólidos, a formalização dos catadores, a coleta seletiva no Centro da cidade, e agora, a expansão para todos os bairros que compõem a zona urbana do município. Agora precisamos do apoio da população para que a coleta seletiva alcance o sucesso esperado. Por dia, Nova Venécia produz mais de 60 toneladas de lixo”, afirmou o secretário de Obras, Jonas Caliman.

“Precisamos do apoio de vocês para ajudar o meio ambiente e a nossa associação, pois o seu lixo, pelas mãos dos catadores, transforma-se em geração de renda para as nossas famílias. Graças à prefeitura, hoje trabalhamos em um local humanizado, com Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), com uniforme, proporcionando dignidade ao nosso trabalho”, disse a presidente da Acamarer, Joanita Santana.

Estudantes da rede municipal de ensino participaram da cerimônia e receberam folders explicativos sobre a coleta seletiva. A Educação terá papel fundamental dentro da campanha de Educação Ambiental nas escolas, com ênfase na coleta seletiva. O trabalho será desenvolvido em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Obras do município.

Fique ligado nos dias de coleta do lixo seco e úmido. Colabore para um meio ambiente saudável. A participação da sociedade é fundamental. Lembre-se: “O Lixo Não Desaparece na Lixeira”.

Zona 01: Alvorada, Bela Vista (Escelsa), Bela Vista (São Cristóvão), Bonfim, Centro, Córrego da Serra, Filomena, Municipal I, Polo Industrial I, Polo Industrial II, Santa Luzia e São Cristóvão.
Lixo seco: terças, quintas e sábados.
Lixo úmido: segundas, quartas e sextas.

Zona 02: Aeroporto, Aeroporto Municipal, Altoé, Ascensão, Beira Rio, Betânia, Bombeiros, COHAB, Córrego Alegre (Flora Park), Coqueiral, Dom José Dalvit, Iolanda, Margareth, Municipal II, Padre Gianne, Rúbia e São Francisco.
Lixo seco: segundas, quartas e sextas.
Lixo úmido: terças, quintas e sábados.

Lixo Reciclável (seco):

Vidros - Garrafas, potes, frascos limpos de produtos de limpeza e produtos alimentícios, cacos de qualquer um dos itens acima citados.
Plástico – garrafas, tampas, embalagens de higiene e limpeza, garrafas PET, CD e DVD, tubos vazios de creme dental e utensílios plásticos como canetas e escovas de dente.
Papel – envelopes, cartões e cartolinas, cadernos, papéis de embrulho limpos e papéis impressos em geral, como jornais e revistas.
Metal – lata e papel de alumínio, talheres de aço, embalagens limpas de marmita de alumínio, panelas, fios, geladeiras, pregos e parafusos.

Lixo Úmido: é todo tipo de material que não pode ser reciclado, como produtos orgânicos, papel higiênico, fraldas e absorventes descartáveis, lenços sujos, guardanapos usados, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário