segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Incaper incentiva crianças quanto à recuperação de Nascentes

Incaper
Dia especial para crianças em Ibatiba 
14/09/2015 - 12h10min

Cerca de 50 crianças do primeiro e segundo ano da Escola Municipal Adelaide Rodrigues Moreira, na comunidade de Santa Clara, em Ibatiba, tiveram um dia especial. Elas aprenderam a importância de preservar uma nascente e o modo correto de realizar o isolamento da área e o plantio das mudas ao redor. A ação em questão foi realizada pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). 

Inicialmente a professora Renata da Silva Costa - que procurou o Incaper para a realização do encontro - mostrou aos alunos a nascente totalmente desprotegida de vegetação natural e a importância de protegê-la. Em seguida, o engenheiro agrônomo do escritório local do Incaper em Ibatiba, Cristiano Catheringer, ensinou os alunos a preparar as covas e realizar o plantio das mudas com a finalidade de proteger a fonte de água, melhorando a sua qualidade.

De acordo com o extensionista do escritório local do Incaper em Ibatiba, Cristiano, por conta dos momentos inconstantes de chuvas, estima-se que mais de 30 nascentes tenham secado no município. “Entendemos que precisamos trabalhar a conscientização, especialmente das crianças, para que as nossas nascentes estejam protegidas futuramente”, concluiu. 

Segundo o coordenador de meio ambiente do Incaper, Miguel Angelo Aguiar, "deve-se tomar um cuidado ao plantar mudas próximo ao redor das nascentes, caso não tenha conhecimento sobre as espécies; neste caso é preferível que a mãe-natureza faça a sua regeneração naturalmente", concluiu. 

Todas as crianças presentes tiveram a oportunidade de realizar o plantio de cerca de 30 mudas ao redor da nascente, que foram doadas pela Fundação Curimbaba. 




Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper
Tatiana Caus – tatianacaus@seag.es.gov.br
Texto: Tatiana Caus 
Telefones: (27) 3636-3673/ (27) 3636-3689/ (27) 3636 3659/ (27) 98817 4783

Nenhum comentário:

Postar um comentário