segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Agricultores e técnicos da Emater-MG visitam agroindústrias e cooperativas em Domingos Martins e Venda Nova do Imigrante

Incaper
Agricultores de MG visitam agroindústrias de panificados
11/09/2015 - 11h14min

Cerca de 20 pessoas, entre técnicos e agricultores dos municípios mineiros de Guanhães e Peçanha, conheceram nesta semana algumas agroindústrias, principalmente as que trabalham com panificação e temperos, nos municípios de Domingos Martins e Venda Nova do Imigrante. Eles puderam conhecer também as experiências de agregação de valor à produção, de organização e comercialização de produtos.

De acordo com a extensionista do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Vera Lucia Martins Santos, os visitantes conheceram a história da criação das agroindústrias, os caminhos e os entraves da legalização e o gerenciamento dos empreendimentos rurais.

“O grupo demonstrou interesse em conhecer as agroindústrias que trabalhavam com temperos e panificados. Buscaram informações sobre mercado e comercialização de produtos processados, bem como sobre o funcionamento de programas de Governo que incentivam a comercialização. Em todas as propriedades os visitantes foram muito bem recebidos. Os donos apresentaram sua história e responderam às perguntas dos visitantes mineiros”, afirmou a extensionista Vera Lucia Martins Santos.

Empreendimentos visitados

No município de Domingos Martins, onde existem atualmente mais de 100 agroindústrias, os visitantes conheceram seis empreendimentos familiares. Conheça a seguir um pouco desses locais:

Associação de Mulheres Esperança no Campo, em Alto Parajú: Sua produção é de, em média, 1.200 quilos semanais de pães, biscoitos, pizzas, bolos, etc. Comercializam em torno de 1.000 quilos semanais para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), através da cooperativa. Tem uma rota de entregas de propriedade em propriedade realizadas com veículo próprio doado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e participam das feiras do município;

Associação Mulheres e Jovens de Domingos Martins e Marechal Floriano – Goiabeiras, Parajú: A produção desse grupo é de, em média, 800 quilos semanais de biscoitos. Comercializam para o PNAE, através da cooperativa. Assim que receberem outros equipamentos pretendem aumentar a produção e buscar novos mercados. 

Cooperativa de Empreendedores Rurais de Domingos Martins (Coopram), em Ponto Alto: São comercializados produtos como biscoitos, mel, tilápia, frango, café, fubá, entre outros, in natura e processados, principalmente para o PNAE. 

Sitio Huver – Delícias da Tilápia – Chapéu: Propriedade de Agroturismo que pertence ao Circuito Turístico do Chapéu, com restaurante, pesque-pague e pousada. A propriedade, que era de 20 hectares de pastagem, foi totalmente transformada. A família possui tanques de tilápia, produção de várias frutas, palmito, café, hortaliças, etc, que são utilizadas no restaurante, no café da manhã da pousada e na lojinha de produtos, como o café torrado e moído, o fubá, o filé de tilápia, os doces, entre outros produtos. 

Tre Bambine – Chapéu: Propriedade de agroturismo que pertence ao Circuito Turístico do Chapéu, com agroindústria de doces e chocolates e pousada rural. A construção da agroindústria e das unidades de hospedagem foram por meio de projetos e existe a pretensão de ampliação. A produção é comercializada no estabelecimento, no comércio local e em eventos estaduais e nacionais.

Sitio do Arno – Alto Galo: Agroindústria de pães e bolos. Fabrica em média 300 unidades dos tradicionais pratos alemães Brot e Strudel, além de pães de trigo recheados com doce de frutas. A produção é comercializada para clientes regulares e no comércio da família.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação do Incaper
Juliana Esteves – juliana.esteves@incaper.es.gov.br
Tatiana Caus – tatianacaus@seag.es.gov.br
Texto: Luciana Silvestre
Telefones: (27) 3636-3673/ (27) 3636-3689/ (27) 3636 3659/ (27) 98849-6999

Nenhum comentário:

Postar um comentário