sexta-feira, 7 de junho de 2013

Profissionais de saúde recebem capacitação para tratar o tabagismo em Vitória

Helson Moura

Tabagismo
Objetivo do curso de capacitação é elaborar ações para estimular os fumantes a largar o cigarro
Simone Kobe
Pessoas sentadas em cadeiras
Secretária municipal de Saúde, Sony Itho, falou para os profissionais sobre a importância do combate ao tabagismo
Com o objetivo de capacitar os trabalhadores de saúde para a busca ativa e continuada de pessoas que fumam e futuras ações que visem estimular os fumantes a largar o cigarro, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), através da Escola Técnica de Formação Profissional de Saúde (Etsus) está capacitando profissionais de vários níveis.
O curso é de 40 horas e a capacitação é para os trabalhadores que tenham interação direta com o usuário: auxiliares de enfermagem, técnicos de higiene dental, dentistas, assistentes administrativos, médicos, enfermeiros farmacêuticos, psicólogos, entre outros.
A secretária municipal de Saúde, Sony de Freitas Itho, explica que capacitar os profissionais de saúde é investir no bem-estar do usuário. "Apesar do programa de tratamento ao tabagismo já existir na nossa rede, sempre existe um novo recurso, novas pesquisas e novos servidores. Por isso, a capacitação e a reciclagem do conhecimento devem ser constantes. Isso é qualificar os serviços e quem ganha é o usuário do sistema".
Todo o conteúdo do curso está sendo apresentado de forma contextualizada, a partir de aulas expositivas dialogadas, dinâmicas, estudo e discussão de casos, proporcionando a reflexão do conteúdo apresentado, além da análise de situações problemáticas tendo como eixo norteador o conteúdo técnico e experiências de cada profissional nos serviços relacionados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário