terça-feira, 18 de junho de 2013

POSSE RESPONSÁVEL DE ANIMAIS PODE EVITAR ACIDENTES E BICHOS ABANDONADOS EM COLATINA


18/06/2013 -
Poucas relações de amizade são mais verdadeiras quanto a dos seres humanos e seus bichos de estimação, porém, o direito de possuir um animal de estimação acarreta obrigações ao seu dono.
Esses deveres do cidadão chama-se Posse Responsável. Em Colatina, é regulamentada pela lei Nº 5.424, determina  algumas condições para os animais e seus proprietários, o que propicia a melhoria nas condições de vida do animal, uma vez que contribui para a prevenção de agravos.
Ser um proprietário responsável inclui adotar procedimentos e cuidados que garantam não só o bem-estar do animal, como também a multiplicação dessas experiências para todas as pessoas do seu convívio.
Segundo o superintendente da Vigilância e Saúde de Colatina, Valtamir Faroni, o proprietário em caso de qualquer incidente será responsabilizado de forma civil e criminal por atos danosos cometidos por seus animais a terceiros ou outros animais, por isso, é importante ter os cuidados básicos e, principalmente, responsabilidades com os bichos.
Além disso, comunicar, imediatamente, ao Órgão Municipal de Saúde ou às clínicas credenciadas, a ocorrência de qualquer acidente dos quais decorram lesões a pessoas, e encaminhar o animal para observação clínica, necessária ao adequado tratamento da vítima”, afirma Valtamir.
Ainda segundo a lei municipal, é de responsabilidade do proprietário manter os animais em perfeitas condições de alojamento, alimentação, saúde e bem estar, seja em perímetro urbano ou rural. A imunização contra raiva também é obrigatória em todos os animais, visto que o município realiza campanhas e dispõe da vacinas mesmo fora de períodos de campanha.
A lei também é clara quanto ao abandono. “É proibido soltar ou abandonar animais em qualquer área pública ou privada, ficando o infrator sujeito a multa de natureza grave”, afirma o coordenador. 
Centro de Zoonoses
Conforme informou o chefe do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), o Centro tem a função de fazer o controle das zoonoses, ou seja, das doenças que podem ser transmitidas dos animais para o homem ou vice-versa e promover o controle da população de animais errantes.
Para tanto, recolhe das ruas os animais que apresentam alguma zoonose, animais vítimas de acidentes de trânsito e as fêmeas prenhas. Além disso, o CCZ tem projeto de castrar cães e gatos errantes com o objetivo de diminuir sua população. Timidamente já desenvolve algumas ações neste sentido e possui toda a estrutura física e de medicamentos para tanto.
Atualmente o CCZ de Colatina, conta com uma grande quantidade de animais recolhidos das ruas e o coordenador faz um apelo para interessados em adotar os bichos. “Todos os animais que chegam aqui, são tratados, vacinados e castrados, prontos para serem adotados e levados para um lar que tenha a real intenção de cuidar desse ser”.
O município, segundo Valtamir, tem como projeto futuro identificar todos os animais através de um número de cadastro, de uma plaqueta metálica, tatuagem numerada ou dispositivo eletrônico. O cadastro do animal possuirá as seguintes informações: nome, espécie, raça, data de nascimento, porte, pelagem, data da última vacinação contra a raiva e leptospirose, apresentação de atestado de vacinação emitido por Médico Veterinário inscrito no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), quando for o caso, nome e endereço do proprietário. O cadastramento será realizado pelo CCZ e pelas clínicas médico veterinária, devidamente credenciadas pela Secretaria Municipal de Saúde e CCZ, para este fim.
Enquanto o cadastramento eletrônico esteja em elaboração, confira algumas dicas:
Identifique seu animal: Coloque em uma plaquinha metálica seu nome e telefone em uma coleira. Certamente a pessoa que encontrar um animal assim identificado irá imediatamente entrar em contato com você.
Ao sair para passear ou para levar seu pet ao veterinário, procure sempre levá-lo na coleira com guia. Cães e gatos, ao sair de seu ambiente, podem se sentir desorientados e assim escapar do controle de seu dono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário