segunda-feira, 3 de junho de 2013

Municípios capixabas preparam ações de conscientização na Semana do Meio Ambiente


03/06/2013 - 11h30min

Divulgação

Na semana do Meio Ambiente, alguns municípios capixabas prepararam atividades de conscientização ambiental destinadas a estudantes, produtores rurais e comunidade em geral. Em todas essas ações, existe a participação do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Confira a programação em algumas localidades:

Águia Branca

O Dia do Meio Ambiente será marcado pela realização do Seminário Municipal de Meio Ambiente de Águia Branca, com o tema “Consumo Sustentável”. A atividade ocorrerá no dia 05 de junho, das 8h às 11 horas, no Auditório Municipal Wilson de Souza Cruz, na Escola Municipal de Ensino Fundamental “Pe. Sérgio Banzza”.

O seminário irá trabalhar o conjunto de práticas relacionadas à aquisição de produtos e serviços que visam a diminuir ou até mesmo eliminar os impactos ao meio ambiente. São atitudes positivas que preservam os recursos naturais mantendo o equilíbrio ecológico no planeta. Essas práticas estão relacionadas à diminuição da poluição, incentivo à reciclagem e eliminação do desperdício.

A atividade é uma realização do Incaper, Prefeitura Municipal de Águia Branca, Faculdade de Nova Venécia (Univen), Chão Vivo, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Águia Branca, Parque Recanto do Jacaré.

Baixo Guandu

No dia 05 de junho, ocorrerá o 2º Encontro Municipal do Meio Ambiente, com o tema “Ações para um futuro sustentável”. A atividade será no Auditório da Igreja Católica e terá início às 9 horas. O público estimado é de 150 pessoas, entre produtores, estudantes e comunidade em geral. A realização fica por conta da Prefeitura Municipal de Baixo Guandu, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, e do Incaper.

Haverá palestras sobre o Programa Limpeza no Campo, que trata do recolhimento de embalagens de agrotóxicos nas propriedades rurais, com a servidora do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), Karine da Costa Gonçalves; sobre resíduos sólidos e reciclagem, com o biólogo do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Anderson Ferrari; e sobre agroecologia, com a pesquisadora do Incaper, Márcia Sales.

São Domingos do Norte

A I Feira Ambiental do IV Fórum de Mudanças Climáticas Ambientais será realizada no dia 05 de junho, das 8h30 às 17 horas, na Escola Municipal de Ensino Fundamental "Braço do Sul". Durante a programação, serão realizadas atividades diversas, como palestras sobre agricultura sustentável; relatos de experiências de agricultores sobre o cuidado com o meio ambiente nas propriedades rurais; apresentação de maquetes sobre o meio ambiente, além de espaços de lazer.

O Incaper incentivou a realização dessa atividade por meio de palestras e visitas técnicas à proteção de nascentes. O objetivo dessas ações é proporcionar mudanças nas atitudes de proteção e conservação do meio ambiente visando a melhores condições de vida para as gerações futuras.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Juliana Esteves/Luciana Silvestre/ Milan Salviato
Texto: Luciana Silvestre
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/8849-6999
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário