quarta-feira, 26 de junho de 2013

Curso sobre alimentação e qualidade de vida para comunidade de Sólon Borges - VITORIA


Foto Divulgação
Mulher preparando alimento no caminhão do projeto Cozinha Brasil
Curso do programa Cozinha Brasil ensina as pessoas a adotar hábitos saudáveis na hora de se alimentar
Cascas de frutas, talos de legumes, folhas e sementes que iam para o lixo sem necessidade viram ingredientes essenciais na preparação de cardápios saborosos e nutritivos para crianças e adolescentes do projeto Caminhando Juntos (Cajun) em Sólon Borges. Isso porque, nesta semana, até esta quinta-feira (27), o Cajunestá de portas abertas para o programa Cozinha Brasil Sesi, que oferece cursos de qualidade de vida ensinando o reaproveitamento dos alimentos e a boa alimentação.
O curso, feito em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, aborda três fatores da qualidade de vida: a alimentação saudável, a higiene bucal e as atividades físicas. O objetivo é ensinar as pessoas a cuidar melhor da saúde, consumindo uma alimentação saudável, com higiene e aproveitando todas as partes dos alimentos.
Pais e filhos participam de palestras educativas e também colocam a "mão na massa", criando receitas nutritivas e saborosas durante o curso. As crianças participam do curso durante o dia, no horário em que estão no Cajun. Já os pais têm o horário reservado, a partir das 18 horas.
A coordenadora do Cajun de Sólon Borges, Maria Carolina de Lima Monteverde, falou sobre a importância da ação. "Esse é um trabalho que vem sendo desenvolvido há três meses e está aberto à comunidade. Os pais participam com seus filhos e dão continuidade dentro dos lares. As crianças estão sendo ensinadas a valorizar e a gostar da alimentação nutritiva. Hoje, por exemplo, os meninos saborearam um suco feito com couve e gostaram muito".
Divulgação Semas
Cozinha Brasil
Pais e filhos recebem orientações para reaproveitar os alimentos

Aprovação da comunidade

A balconista Fátima Sampaio, 59 anos, disse que o curso veio na hora certa. "O Brasil está precisando melhorar a alimentação. Há algumas comidas hoje que fazem muito mal. Achei esse curso incrível porque está ensinando muita coisa boa, como a função das fibras no nosso organismo. Eu era apaixonada para participar desse projeto. Estão todos de parabéns".
Dona Vanderly Lopes de Sousa, 55 anos, participou pela primeira vez e quer colocar em prática o que aprendeu. "Estou achando ótimo fazer parte disso. É muito importante aprender sobre o reaproveitamento dos alimentos. Vou colocar o aprendizado em prática e melhorar meus hábitos", declarou a usuária.
Com edição de Matheus Thebaldi

Nenhum comentário:

Postar um comentário