segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Resistência abre a primeira das 16 Salas de Leitura de Vitória


Publicada em 03/11/2014, às 13h56 | Atualizada em 03/11/2014, às 14h10

Carlos Antolini
Alunos visitando a biblioteca
Sala de Leitura da Emef Rita de Cássia Oliveira foi inaugurada nesta segunda-feira (3)
Carlos Antolini
Alunos visitando a biblioteca
Minibiblioteca ofertará nada menos do que mil livros para os alunos, familiares e comunidade
Nada menos do que 16 mil livros serão ofertados em 15 unidade de ensino e um parque de Vitória por meio do projeto "Leitura para Todos - Sala de Leitura". As obras estarão disponíveis para alunos, familiares e toda a comunidade.
A primeira sala foi entregue na manhã desta segunda-feira (3), na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Rita de Cássia Oliveira, em Resistência. À tarde, o espaço vai ser inaugurado na Emef Padre Anchieta, em Ilha de Santa Maria.
Até o próximo dia 13, mais 14 serão inauguradas na capital, totalizando 16 Salas de Leitura. A minibiblioteca do Parque Barreiros será a primeira do município fora do ambiente escolar.
Cada espaço contém uma coleção com mil exemplares de livros de títulos diversificados (500 títulos duplicados, sendo um exemplar para empréstimo e outro para leitura na própria sala), totalizando 16 mil obras no acervo municipal.
A iniciativa vai impactar diretamente 11.425 alunos matriculados nos turnos matutino, vespertino e noturno. Considerando a proposta do projeto, que é abrir as portas da escola para que a comunidade tenha acesso à biblioteca, um número muito maior de pessoas será atingido. Ele é fruto de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Seme), a Chocolates Garoto e o Instituto Oldemburg.
Carlos Antolini
secretária falando para público
Secretária Adriana Sperandio disse que o objetivo do projeto é inserir o hábito da leitura na vida dos alunos e seus familiares
Carlos Antolini
primeiro entrevistado
Alda Penha Gonçalves relatou que o espaço será importante para que o filho Gabriel aprimore os seus conhecimentos

Interesse

"Se tem algo que nos faz viajar para muito longe e, principalmente, em direção dos nossos sonhos, é a leitura de um bom livro. Por isso, espero que os alunos, a comunidade e os familiares sejam inundados pela sabedoria proporcionada a cada obra lida e que possam aprender com as histórias, trazendo algumas lições para a própria vida. A ideia é potencializar o interesse dos demais alunos pela leitura e incentivar, inspirar e inserir o hábito da leitura na vida dos alunos e seus familiares", disse a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.
"Desenvolver o interesse, o conhecimento e o gosto pela literatura em nossos alunos é de extrema importância, já que um livro pode nos inspirar e aguçar a criatividade para novos caminhos", relatou o diretor da Emef, Valentim Bastos Fernandes.
“O objetivo da Sala de Leitura é bem simples. É integrar família e comunidade com a escola. E quem vai fazer isso são os próprios alunos, que vão poder sugerir um título para o pai, mãe, irmãos, tios ou até um amigo que não estude naquela escola específica”, afirmou a gerente de Comunicação da Chocolates Garoto, Simone Garcia.
"Democratização, acesso facilitado às obras e incentivo à literatura são alguns dos objetivos dessa ação. Estas salas estão abertas não só para os estudantes, mas também para a comunidade que tem interesse na aprendizagem e na cultura proporcionadas pelas obras aqui presentes", disse Janaina Azinaro, representante do Instituto Oldemburg.

Satisfação

Chamou a atenção uma aluna que abordou a secretária Adriana Sperandio para agradecer pelo espaço inaugurado. "Eu adoro ler. Desde pequena sou fissurada em títulos de aventura. Estou animada com a Sala de Leitura, já que terei a oportunidade de conhecer novos livros e ler ainda mais", declarou Karina do Nascimento Martins, de 10 anos.
Os pais também mostraram satisfação com a entrega do novo espaço. "Fiquei muito animada com essa proposta, já que, sendo mãe, quero que meu filho aprenda e aproveite tudo que a unidade tem a oferecer. A leitura é muito importante para o crescimento do vocabulário e aprendizagem de conhecimentos em geral, por isso quero que ele se interesse e leia o máximo que puder", relatou a mãe do aluno Gabriel, Alda Penha Gonçalves.
O aluno Gabriel Gonçalves Rodrigues, de apenas 10 anos, surpreendeu todos ao recitar o jogral "Os Estatutos do Homem", do autor Tiago Melo, sem nem ao menos ler a cópia que tinha em mãos. "Estudei bastante o texto para poder recitar hoje. Eu gosto muito de ler e atualmente estou lendo 'O Pequeno Príncipe'. Estou muito interessado pelo enredo do livro e, assim que tiver oportunidade, irei locar outros livros na Sala de Leitura", relatou.

Acervo

O acervo de cada Sala de Leitura inclui títulos de autores nacionais e estrangeiros, com temas infantis, infantojuvenis e adultos, obras de ficção, de psicologia, sociologia, autoajuda, ciência política, teoria literária, cinema, música, além de biografias.
O projeto, criado e desenvolvido desde 2003 pelo Instituto Oldemburg de Desenvolvimento, já conta, em todo o Brasil, com 788 salas funcionando dentro de escolas, hospitais, associações, instituições culturais, entre outros. Ao final de 2014, serão 812 bibliotecas comunitárias em pleno funcionamento.

Bibliotecas

O fato de todas as Emefs de Vitória já possuírem biblioteca própria chamou a atenção da diretora do instituto, Cristina Oldemburg. "Isso, para mim, é inédito. Tanto é que serão necessárias adequações na dinâmica e metodologia da formação dos profissionais envolvidos, uma vez que estamos acostumados com espaços que não possuem biblioteca. É a primeira vez que identifico um município com escolas completamente equipadas", disse.
Serviço
Veja o cronograma e locais das inaugurações nas Emefs:
DataHorárioEmefBairro
3/11EntregueRita de Cássia OlivieraResistência
16h30Padre AnchietaIlha de Santa Maria
4/118h30Profa. Maria Stella de NovaesGrande Vitória
16h30Eliane Rodrigues dos SantosIlha das Caieiras
5/118h30Moacyr AvidosIlha do Príncipe
16h30Juscelino Kubitschek de OliveiraMaria Ortiz
6/118h30Alberto de AlmeidaSanto Antônio
16h30Maria José Costa MoraesSão José
7/118h30Heloísa Abreu Júdice de MattosBela Vista
16h30Profa. Eunice Pereira SilveiraTabuazeiro
10/118h30Adevalni Sysesmundo Ferreira de AzevedoJardim Camburi
16h30Izaura Marques da SilvaAndorinhas
11/118h30Parque BarreirosSão Cirstóvão
16h30Edna de Mattos Siqueira GáudioJesus de Nazareth
12/118h30Ceciliano Abel de AlmeidaItararé
13/118h30Neusa Nunes GonçalvesNova Palestina
Carlos Antolini
Apresentação de alunos
Alunos realizaram apresentação de dança na entrega da Sala de Leitura em Resistência
Carlos Antolini
secretária descerrando a placa
Esta foi a primeira das 16 minibibliotecas que serão inauguradas na capital

Informações à imprensa:

Carmem Tristão (ctristao@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3135-1000 / 98889-6140 / 98139-7097
Com edição de Secom - Prefeitura de Vitória


Nenhum comentário:

Postar um comentário