O Selo de Inspeção Municipal (SIM), aplicado aos produtos de origem animal fabricado e vendidos no município, passou a ser gerenciado a partir deste ano pela Secretaria Municipal de Agricultura. E para os produtores que desejarem comercializar os produtos em todo Estado já está também disponível o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf). Para receber o registro, o estabelecimento deve atender todos os requisitos de aprovação sanitária em relação à limpeza local e higienização desde o processo de manipulação até a produção.
Para requerer este serviço, o produtor deve solicitar ao Setor de Protocolo Municipal uma vistoria da equipe técnica ao estabelecimento e, após fiscalização e aprovação do local, é emitido o Susaf, um registro que deve estar impresso na embalagem contendo todas as informações do produto.
Conforme a coordenadora do serviço, Damiana Vazoller, o procedimento de liberação é rápido, desde que o empreendimento atenda todas as exigências de padrão de qualidade da Secretaria Municipal de Agricultura e do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do ES (Idaf). “Uma médica veterinária responsável pelo registro faz a inspensão e se estabelecimento não apresentar nenhuma irregularidade que comprometa a qualidade do produto em uma semana a partir da visita técnica liberamos o selo. Cabe depois ao produtor fazer a impressão das embalagens registradas. Esta é uma maneira de garantir a valorização dos produtos fabricados no município além de estar em consonância com a lei municipal”, informou Damiana.
Dentre as exigências, o estabelecimento deve ter paredes azulejadas, lava pés, pias inox com água corrente, uniformes completos para os funcionários, armazenamento com boa ventilação, iluminação adequada e higienização completa desde a manipulação até a estocagem dos alimentos.
A grande vantagem para o produtor, é que ele poderá comercializar o produto em todo Estado, diferente do Selo SIM, que limitava apenas ao município.
Informações: Secretaria Municipal de Agricultura: 27 3269-2716
Nenhum comentário:
Postar um comentário