André Sobral
Profissionais da Educação Infantil participaram de Ciclo de Diálogos Curriculares
Troca de experiências, oficinas, palestras e vivências. Todos os profissionais da Educação Infantil de Vitória estão participando do 4º Ciclo de Diálogos Curriculares, que começou em 2013 e tem como diferencial oficineiros que são os próprios professores da rede. A 4ª edição do ciclo acontece em três datas. A primeira foi realizada no dia 10 de março, o segundo momento foi nesta segunda-feira (17), no Centro Municipal de Educação Infantil Zélia Viana de Aguiar, em Santa Luíza, e o encerramento será no dia 24 de março.
Os encontros formativos reúnem professores, estagiários, assistentes, pedagogos, professores da educação especial e diretores de todos os 48 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) e cinco Institutos Brincarte. Durante os encontros, os participantes podem conferir apresentação de pesquisas acadêmicas que fundamentam a discussão curricular e demonstração das práticas educativas desenvolvidas na sala de aula.
Como parte das vivências, os profissionais participam de atividades que buscam o ponto de vista da criança, como capoeira, artes cênicas, jongo, arte contemporânea, música, dança, leitura, contação de histórias, experimentos de ciências e outras. Esse modelo até já virou referência.
Atendimento
"Essas discussões servem para qualificar ainda mais o atendimento da educação infantil em Vitória, que tem um cenário bastante interessante, considerando as demais capitais brasileiras. Temos cobertura de cerca de 70%, um dos maiores índices do país. Além do desafio de universalizar a educação infantil, trabalhamos também para qualificar esse atendimento e discutir o sentido que ela tem para as crianças, famílias e servidores da educação. Essa agenda para nós é extremamente especial, pois visa sistematizar e avançar um pouco mais o documento curricular que orienta o nosso fazer pedagógico", disse a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.
"O trabalho apresentado na formação traz, para a sala de aula, a diversidade etnicorracial e a importância de implantar essa lei no currículo da educação infantil. Levando em consideração que temos um país diverso, o assunto é abordado de forma a valorizar as diferenças. O projeto tem sido de grande relevância para todos nós, uma vez que há trocas de experiências entre os participantes, existindo, assim, uma contribuição mútua. As discussões e palestras realizadas têm servido para produção de projetos escolares futuros", disse a palestrante e professora Claudia Aparecida Zamborlini, do Cmei Marlene Orlandi Simonetti .
Conhecimento
André Sobral
Diálogos servem para qualificar o atendimento da Educação Infantil na rede municipal
"As crianças têm aproveitado toda vivência que é oferecida a elas. Mesmo pequenos, os alunos de um e dois anos apropriaram-se de todo conhecimento de forma integral neste início da vida social. A contribuição foi tanta que continuou depois dos muros da escola e os familiares também puderam compartilhar do aprendizado das crianças por meio dos projetos realizados na sala de aula", completou.
"Estive presente desde o início dos ciclos e sempre saio com novas experiências e conhecimento que auxiliam na produção de novos trabalhos no dia a dia. O trabalho realizado aqui é positivo, já que há várias pessoas elaborando ideias e pensamentos em conjunto, compartilhando e aprimorando conhecimentos em prol da melhoria do ensino", declarou a pedagoga do Cmei João Pedro de Aguiar, Célia Lúcia Rosa de Vargas.
"Além da troca de experiências e os auxílios com novas ideias, é muito interessante e um orgulho ver os projetos dos colegas ganhando visibilidade e reconhecimento. Nas conversas, podemos relembrar conceitos e exercitar a criatividade para elaborar novos currículos e atividades. Em um dia participando da formação, assuntos que uma vez foram classificados como de difícil abordagem agora se tornam mais fáceis, devido às discussões, palestras e oficinas oferecidas para os participantes", pontuou Carla Gagno Intra Gumiero, professora de educação especial do Cmei Zenaide Genoveva Marcarini Cavalcante.
Com edição de Matheus Thebaldi
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