por Assessoria de Comunicação
21/03/2014 15:19
Quem comparecer à unidade, além de receber orientações sobre como detectar os sintomas da doença, terá oportunidade de passar pela triagem que detectará ou não a presença do Bacilo de Koch, causador do mal. Durante todo o dia haverá atendimento especializado para pacientes com suspeita de serem portadores da doença.
Tosse com ou sem secreção por mais de três semanas pode ser um dos indicadores da tuberculose. Quem apresentar este sintoma deve procurar imediatamente uma unidade de saúde.
A tuberculose é considerada uma doença socialmente determinada, pois sua ocorrência está diretamente associada à forma como se organizam os grupos sociais, assim como à implementação de políticas de controle da doença. Os processos de instalação do bacilo estão relacionados ao modo de viver e ao trabalho do indivíduo.
A tuberculose pulmonar é a forma mais frequente e generalizada da doença. Porém, o bacilo da tuberculose pode afetar também outras áreas do organismo, como laringe, ossos e articulações.
Homenagem
O Dia Mundial da Tuberculose foi lançado em 1982 pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A data foi uma homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch.
Este foi um grande passo na luta pelo controle e eliminação da doença que na época vitimou grande parcela da população mundial e hoje persiste com 8 milhões de doentes e 3 milhões de mortes anuais.
No Brasil, são 50 milhões de infectados e uma média anual de aproximadamente 100 mil casos novos e 6 mil óbitos pela enfermidade. A tuberculose infecta pessoas em todo o mundo, tanto ricos quanto pobres. Contudo, pobreza, desnutrição, más condições sanitárias e alta densidade populacional são fatores que contribuem para a disseminação da doença.
Nos últimos anos, o Brasil e o mundo vêm ampliando esforços para o controle da tuberculose, que continua sendo um grande problema de saúde pública, essencialmente em função do aparecimento da Aids, do aumento do processo migratório e da pobreza.
Sintomas
Emagrecimento, canseira, febre baixa no final do dia, suor à noite e tosse com expectoração são os sintomas da tuberculose. Podem também existir gânglios no pescoço. A tuberculose não pode ser detectada somente por um exame físico. Se confundida com uma gripe, por exemplo, vai evoluir durante três a quatro meses sem que a pessoa infectada saiba, ao mesmo tempo em que transmite a doença para outras pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário