sexta-feira, 21 de março de 2014

Em Vila Velha Unidade de Saúde faz programação pelo Dia Mundial de Combate à Tuberculose



A Unidade de Saúde de Jardim Marilândia programou uma palestra aberta ao público para o Dia Mundial da Tuberculose, 24 de março (segunda-feira).
Será às 09 horas no auditório da própria unidade, com a enfermeira Rafaela dos Santos A. Faria. Nesse dia o público presente será informado sobre todos os aspectos que envolvem a doença, desde os sintomas até o tratamento da tuberculose.

Os principais sintomas da tuberculose são emagrecimento, canseira, febre baixa no final do dia, suor à noite e tosse com expectoração. É comum também aparecerem gânglios no pescoço. A Tuberculose não pode ser detectada somente por um exame físico. É preciso um exame clínico. Por essa razão é comumente confundida com uma gripe. Sem que a pessoa saiba, durante três a quatro semanas a doença evolui para um quadro mais grave enquanto o doente transmite a tuberculose para outras pessoas.

Cada doente, se não tratado, pode infectar em média 10 a 15 pessoas por ano. Fatores como a pobreza, desnutrição, más condições sanitárias e alta densidade populacional contribuem para a disseminação da doença. Porém, ela atinge a todas as classes em diversos países de todo o mundo.

A Organização Mundial de Saúde estima que existam oito milhões de doentes de tuberculose no planeta, com o registro de três milhões de mortes anuais provocadas pela doença.

Em 2012, foram registrados 70.047 novos casos da doença no Brasil. A taxa de incidência da tuberculose, também em 2012, foi de 36,1 casos por 100 mil habitantes no país. Segundo o Ministério da Saúde, 66,8% dos pacientes notificados em 2012 eram homens. A doença atingiu mais a faixa dos 25 aos 34 anos, em ambos os sexos. Em média, 4,6 mil brasileiros morrem por ano em decorrência da doença, uma taxa de 2,4 pessoas por 100 mil habitantes.

Entre os grupos de maior risco, estão indígenas (até três vezes mais vulneráveis que a média), presidiários, moradores de rua e pessoas com HIV – a tuberculose é a principal causa de morte em indivíduos soropositivos.

Em todo o planeta, a tuberculose é a quarta causa de morte por doenças infecciosas – perde apenas para septicemia (infecção generalizada), HIV e mal de Chagas. Os casos de tuberculose aumentaram significativamente a partir da década de 80 com o surgimento da AIDS, doença que é oportunista e favorece o surgimento de outras enfermidades, por que reduz a imunidade do infectado com o vírus HIV.

Tuberculose tem tratamento e cura
O tratamento para tuberculose pulmonar é oferecido pelo serviço de saúde pública sem custos e consiste em tomar de dois ou quatro antibióticos combinados durante no mínimo seis meses.

O tratamento deve ser continuado mesmo depois dos sintomas terem desaparecido, para garantir a completa eliminação do bacilo. Por isso, se o médico indicou tomar os remédios por seis deve-se tomar o remédio todos os dias, sempre na mesma hora até que o médico diga que já pode parar.

Vacina da tuberculose

A vacina contra tuberculose BCG é a única forma de prevenção contra as formas mais graves da doença e deve ser administrada em todos os bebês não portadores do vírus HIV logo no primeiro mês de vida.

Dia Mundial da Tuberculose

A data 24 de março foi uma homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 1882, pelo médico Robert Koch. Em sua homenagem, o bacilo causador da tuberculose foi batizado de “bacilo de Koch”.


Serviço: Palestra sobre tuberculose, com a enfermeira Rafaela dos Santos A. Faria.

Data: 24 de março, Dia Mundial da Tuberculose

Hora: 09 horas
Local: Auditório da Unidade de Saúde de Jardim Marilândia. Endereço: Avenida Sobreiro, s/n – Jardim Marilândia. Telefones: 3369-7046 // 3388-3744.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Vila Velha
Emerson Cabral e Flávia Zambrone
Tel. (27) 3388-4170 / 99747-4037


Emerson Cabral
SEMCOM / ASSESSOR
Prefeitura de Vila Velha (ES)
Telefones: (27) 3149-7923
www.vilavelha.es.gov.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário