Carlos Antolini
Meninas estão sendo vacinadas contra o HPV nas escolas da capital
A vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) em Vitória segue até o dia 10 de abril, mas os índices dos primeiros dias de campanha já são comemorados pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).
Até agora, já foram vacinadas na capital mais de 2,3 mil meninas com idade entre 11 e 13 anos. Esse número representa cerca de 32% de cobertura do público-alvo. "Nossa meta é vacinar cerca de 6,4 mil meninas até o dia 10 de abril, que é quando encerramos a campanha", revela a secretária municipal de saúde, Daysi Koehler Behning.
A média registrada de adolescentes vacinadas na cidade ultrapassa as médias estadual (20%) e nacional (15%), refletindo o comprometimento dos profissionais da Saúde em promover a campanha, além de mostrar também o envolvimento de pais e familiares em incentivar a vacinação.
"Todas as meninas precisam ser vacinadas e esse compromisso precisa ser levado a sério. Se o ciclo de vacinação for completo, a taxa de proteção contra o câncer de colo de útero chega a 98,8%", afirma a enfermeira e referência técnica de imunização da Semus, Cláudia Sumaia.
A vacina contra o HPV é injetável e aplicada em três doses, sendo que a segunda será após seis meses da primeira, e a terceira, cinco anos após a primeira dose. A vacinação continua sendo aplicada em escolas públicas e privadas da capital, conforme cronograma elaborado pela Semus.
Vírus
O HPV é um vírus que possui mais de 100 variações, sendo transmitido principalmente por meio de relação sexual. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 290 milhões de mulheres em todo o mundo já estão infectadas. Os subtipos HPV 16 e 18 são os responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero em todo o mundo, e ambos estão incluídos na vacina quadrivalente.
Com edição de Secom - Prefeitura de Vitória
Informações à imprensa:
Alan Rodrigues Costa (akrcosta@vitoria.es.gov.br)
Tel(s).: 3382-6129 / 98889-5572
Nenhum comentário:
Postar um comentário