Elizabeth Nader
Pneus que não são mais utilizados devem ser devolvidos às lojas nas quais foram comprados para que seja feita a devida destinação final
A equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Serviços (Semse) vai realizar o cadastramento e a notificação de todas as borracharias, lojas, revendedoras e distribuidoras do segmento de pneumáticos de Vitória. A ação vai começar nesta quinta-feira (20) com três fiscais e durar cinco dias.
O objetivo é orientar e notificar os estabelecimentos para ordenar o material não utilizado, ou seja, os pneus. "É muito importante estarmos atentos às questões ambiental e de saúde, pois esse tipo de objeto acumula água e pode se tornar um depósito propício para a reprodução do mosquito da dengue", disse o coordenador de Fiscalização, Chelston Amorim.
"O importante é orientar cada estabelecimento do setor para que os pneus não sejam despejados em vias públicas, terrenos baldios ou até mesmo nas Estações Bota-Fora da cidade, pois devem retornar à fábrica, de acordo com a política reversa. Vamos organizar, cadastrar, notificar e autuar em caso de flagrante", afirmou o gerente de Fiscalização, Alex Pereira.
Destinação
O gerente de Recebimento, Beneficiamento e Destinação, Marcos Marinho Delmaestro, explicou que, quando você compra um pneu em uma loja, no preço já está embutido o custo de destinação do material quando ele se torna inservível, ou seja, quando ele não tem mais serventia.
"O certo é entregar os pneus que não servem mais na loja onde foram comprados e ela dar o destino a eles, pois isso está pago no ato da compra. Mas a Secretaria de Serviços está conversando com o Ministério Público, por meio do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caoa), para que todos sejam responsabilizados", contou Delmaestro.
"A política reversa está prevista na lei federal 12.305/2010, que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Todos os estabelecimentos, borracharias, lojas, revendedores e distribuidores do setor de pneus precisam se responsabilizar. Inicialmente, notificaremos os comércios para que se adequem, mas, se eles não se adequarem, serão autuados. Nosso intuito é acabar com a prática de descarte irregular de pneus", ressaltou o secretário de Serviços, Alex Mariano.
Com edição de Matheus Thebaldi
Nenhum comentário:
Postar um comentário