terça-feira, 25 de março de 2014

EDP Escelsa divulga balanço de obras de reforço do sistema elétrico do Espírito Santo


Vitória, 25 de março de 2014 - A EDP Escelsa, distribuidora de energia elétrica do Grupo EDP, inaugurou, nos últimos três anos, 6 subestações e ampliou a capacidade de outras 16 no Espírito Santo. As obras tiveram como objetivo a expansão e modernização da rede elétrica, ligação de novos clientes e melhoria da qualidade do fornecimento de energia.Os investimentos no sistema elétrico são fundamentais para suportar o aumento da demanda do mercado e o crescimento econômico do Estado, que tem evoluído acima da média nacional.
Além da construção e ampliação das subestações, a Concessionária adicionou 41 novos circuitos à sua rede, assegurando o atendimento ao mercado e a melhoria da qualidade do fornecimento de energia.  
Na última década, a EDP Escelsa registrou um crescimento de 26% no número de subestações, 42% na quantidade de postes implantados e 146% no número de transformadores instalados.
Desde 2009, a Empresa implantou a prática da antecipação do restabelecimento da energia elétrica, por meio de lógicas de transferência automática de carga, as quais utilizam recursos de automação das redes de distribuição, subestações e medições de unidades consumidoras, permitindo minimizar a quantidade de clientes impactados e o tempo de restabelecimento. Atualmente cerca de 40% dos clientes da EDP Escelsa são contemplados com lógica de transferência automática, que visam o restabelecimento rápido do fornecimento de energia elétrica.
Já as linhas e redes da EDP Escelsa somam hoje 60.812 Km e a potência instalada nas 88 subestações totaliza 3.351 MVA, o que garante uma maior robustez do sistema e uma melhor qualidade da energia elétrica para os clientes.
Os investimentos efetuados e as ações empreendidas estão gerando bons resultados. Em 2013, a EDP Escelsa recebeu no Prêmio Qualidade Espírito Santo (PQES) o troféu Prêmio Qualidade Espírito Santo, categoria acima do troféu ouro, já conquistado quatro vezes pela Distribuidora, sendo reconhecida como a empresa que se destacou com a maior pontuação e melhor avaliação registrada em todas as edições do PQES e confirmou a satisfação de mais de 85% dos clientes capixabas, como mostrou pesquisa da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee).
Além disso, em âmbito nacional, o Prêmio Nacional de Qualidade (PNQ), promovido pela Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), reconheceu a EDP Escelsa como Distribuidora Finalista, confirmando a EDP Escelsa como uma das empresas que alcançaram níveis de excelência de gestão. A Escola dos Eletricistas da EDP no Espírito Santo foi a grande vencedora do Prêmio Fundação COGE 2013, que tem como objetivo premiar e divulgar projetos e práticas bem sucedidas implantadas por empresas do Setor Elétrico Brasileiro, e pelo 10º ano consecutivo conquistou o selo Empresa Amiga da Criança.
O investimento que a EDP Escelsa tem realizado na sua área de concessão fez com que as cidades capixabas estejam dentre as que apresentam melhor qualidade de serviço, com destaque para a cidade de Vitória que, de todas as capitais brasileiras, é a que tem tido um dos menores números de interrupções de energia por cliente.
Confira os principais investimentos na expansão do sistema elétrico por região, nos últimos três anos:
Região
Principais Obras
Grande Vitória
·        Construção das Subestações Itapoã e Serra Sede, com acréscimo de 83 MVA de capacidade;·        Adicionados 17 novos circuitos de 15 kV.
Região Sul
·        Ampliação de 7 subestações (Cachoeiro de Itapemirim, Vila Rica, Iúna, Venda Nova, Bom Jesus, Castelo e Paineiras), com a instalação de 103 MVA de capacidade;·        Adicionados 7 novos circuitos de 15 kV;
·        Instalação de de um banco de capacitores de 69 kV na SD Mármore e na SD Mimoso do Sul.
Região Norte
·        Construção de 4 subestações (Canivete, Baixo Guandú, Jurama e Mantenópolis), adicionando 27 MVA de capacidade;·        Ampliação de 9 subestações (Linhares, Juncado, São Mateus, Vila Pavão, Pedro Canário, Ponto Belo, Suíça, Boa Esperança e Canivete), com a instalação de 161 MVA de capacidade;
·        Adicionados 17 novos circuitos de 15 kV.
·        Elevação de nível de tensão da Subestação Pedro Canário e Linha de Distribuição Pinheiros-Pedro Canário para 69 kV;
·        Instalação de um banco de capacitores de 69 kV na SD Itarana e na SD São Mateus.



Sobre a EDP Escelsa- A EDP Escelsa é distribuidora de energia elétrica do Grupo EDP, com atuação no Espírito Santo. Atualmente atende a 1,38 milhão de unidades consumidoras, em  70 municípios capixabas.
Sobre a EDP Energias do Brasil – EDP Energias do Brasil, que adota a marca EDP, é a holding que consolida ativos de energia elétrica nas áreas de geração, comercialização e distribuição (EDP Bandeirante e EDP Escelsa). É controlada pela EDP Energias de Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário