Divulgação Seme
Professora Cleide Montemor e diretora Ana Lúcia Gomes receberam placa do "Prêmio Construindo a Nação 2013-2014" durante solenidade em São Paulo
Um projeto que reconhece as crianças como sujeitos sociais, culturais e históricos e que considera os desejos e direitos dos pequenos rendeu o "Prêmio Construindo a Nação 2013-2014" ao Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Nelcy da Silva Braga, que fica em Maruípe. A diretora Ana Lúcia Gomes de Azevedo e a professora Cleide Montemor, idealizadora do projeto, foram a São Paulo esta semana receber o prêmio, concedido pelo Instituto Cidadania Brasil, e voltaram orgulhosas.
Desenvolvido durante todo o ano de 2013, o projeto "O Direito das Crianças" enfatizou, junto aos alunos de 4 e 5 anos, a importância de a criança conhecer seu papel na sociedade como cidadão crítico. As ações foram baseadas nos 10 princípios da Declaração Universal dos Direitos das Crianças, que, por sua vez, foram divididos em sub-temas. Foram explorados os assuntos pelos quais as crianças demonstraram maior interesse. "Os alunos tomaram consciência da realidade em que vivem e colocaram seus pontos de vista sobre a privação de alguns direitos", explicou Cleide.
André Sobral
Projeto foi desenvolvido no Cmei Nelcy da Silva Braga, localizado em Maruípe
Como parte das atividades do projeto, foram realizadas exposições dos trabalhos na escola e apresentações musicais sobre o tema. Nos momentos de vivências, foi trabalhado o direito de brincar. "As crianças brincaram de pique, bolinha de gude, pipa e outras brincadeiras de quintal, típicas da infância, que hoje em dia estão esquecidas", explicou. "As questões relativas às crianças especiais também foram lembradas e os alunos puderam conhecer a realidade de algumas deficiências por meio do contato com as Libras, braille e dificuldade de locomoção", completou a professora.
"O projeto contextualiza a criança em seu próprio universo, abordando temas como brincadeiras, família, casa, alimentação, escola, saúde, paz, convívio social, entre outros assuntos. Acredito que o sucesso tenha sido justamente por englobar a rotina das crianças. O envolvimento foi tão grande que as ações ultrapassaram os muros da escola e conscientizaram inclusive famílias e comunidade sobre a importância dos direitos das crianças", disse Cleide.
Depoimentos
Todas as ações resultaram também em um texto coletivo produzido pelos alunos, que trazem percepções surpreendentes:
- "Achamos o projeto 'O Direito das Crianças' muito legal. Nós gostamos de tudo, até das atividades. Tinha colega brincando, pulando amarelinha, bilboquê, boliche tinha apostila".
- "“Aprendemos que antigamente nem todo mundo era tratado igual porque tinha mães e pais e outras pessoas más com as crianças".
- "As pessoas faziam guerras e brigavam e depois pediam desculpas".
- "Senhor Presidente pare de tratar mal o nosso mundo e as crianças".
- "Para a gente ficar feliz tem que plantar árvores, dar comida para as crianças, casa, escola, emprego para os pais ter dinheiro para as mães e para as crianças quando crescerem".
- "Tem que cuidar das crianças dando água e suco, médico e presente de Natal e também alimento para as crianças nascerem seguras e fortes".
- "Queremos passear e parem com a guerra nos morros, na rua de casa e no beco e parem de brigar".
Prêmio
O "Prêmio Construindo a Nação" tem como objetivo estimular, reconhecer e difundir as ações realizadas por escolas em intervenções em que os alunos são os os agentes da mudança em prol da melhoria ou resolução de problemas nas comunidades onde estão inseridos. O prêmio visa, ainda, valorizar o papel do educador no processo de formação do aluno como cidadão.
Com edição de Matheus Thebaldi
Informações à imprensa:
Carmem Tristão (ctristao@vitoria.es.gov.br)
Tel(s).: 3135-1000 / 98889-6140 / 98139-7097
Nenhum comentário:
Postar um comentário