Diego Alves
"Papo da Cidade" é o novo canal de interlocução da Prefeitura de Vitória com moradores e comerciantes que residem, trafegam ou trabalham perto de obras que vão causar impactos no dia a dia da Capital.
Por meio da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), a equipe vai levar informações sobre o andamento das obras diretamente aos cidadãos. A abordagem teve início nesta segunda-feira (17) na avenida Leitão da Silva, no trecho interditado entre a avenida Rio Branco e a rua Constante Sodré, para a ampliação da capacidade da via - que terá três faixas em cada sentido e ganhará ciclovia - e a implantação do BRT (corredor exclusivo de ônibus).
Durante três meses, a avenida no sentido Maruípe estará totalmente interditada. Nesse período, outras três faixas da via oposta funcionarão, sendo duas no sentido Centro-Maruípe e uma no sentido Maruípe-Centro. Ao todo, as obras na avenida Leitão da Silva vão durar 18 meses.
Sob a coordenação da gerente de Relações Públicas, Veruska Pinheiro, um grupo de seis estudantes vai prosseguir o trabalho de abordagem fazendo visitas aos estabelecimentos comerciais, residências e instituições na avenida Leitão da Silva e adjacências. "Esse diálogo com os moradores quebra o distanciamento com o poder público e é bastante eficaz porque todos podem participar com o registro das suas necessidades", disse.
Diego Alves
Duplas
O trabalho é feito em duplas e tem duração de seis horas, sendo duas horas no escritório para a equipe fazer os relatórios. Segundo a secretária municipal de Comunicação, Margô Devos, esse projeto surgiu da necessidade de a administração falar diretamente com as comunidades que recebem uma obra. "O importante é que essa interlocução está sendo feita com vários segmentos e permite o diálogo entre as pessoas, não apenas através dos veículos de comunicação".
A receptividade dos comerciantes e moradores está satisfatória. O gerente do supermercado em frente ao trecho interditado, Luiz Carlos Manoel Barbosa, destacou: "Isso é importante para que possamos também informar aos clientes qual o prazo de duração dos impactos causados e quais as alternativas".
Já o dono de uma grande loja de materiais de construção Antônio Pais considerou muito oportuna essa comunicação. "Isso esclarece as pessoas que são atingidas pelas obras e isso é muito bom", comentou, após ouvir a explicação sobre os objetivos do Papo da Cidade.
O Papo da Cidade tem uma vertente na gestão compartilhada desenvolvida pelo prefeito Luciano Rezende. A meta é fazer com que os moradores participem desse programa dando seu parecer, sendo uma reclamação ou elogio que contribua para diminuir os problemas gerados pelas mudanças provocadas por uma obra de grande impacto para a rotina da cidade.
Wagner dos Santos, morador de Viana que trabalha perto da avenida Leitão da Silva, gostou da iniciativa. "Isso é importante para a gente se programe para pegar os ônibus com antecedência. É a primeira vez que vejo uma Prefeitura fazer isso", disse.
Com edição de Matheus Thebaldi
Informações à imprensa:
Janete Carvalho (jocarvalho@vitoria.es.gov.br)
Tel(s).: 3382-6130 / 6128 / 98889-5573
Nenhum comentário:
Postar um comentário