quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Morador de rua de Vitória aprovado no Ifes recebe homenagem na Semas

Publicada em 17/09/2015, às 13h10

Wilbert Suave Silva
Morador de Rua aprovado no IFES
Equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social recebeu Francelino e homenageou o ex-morador de rua
A vida do ex-morador de rua e ex-dependente químico Francelino Augusto Pereira mudou da água para o vinho. Com novas perspectivas, ele foi aprovado para o curso de Metalurgia do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e já começou a frequentar as aulas.
Assistido pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População de Rua (Centro-Pop), que é um equipamento da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), há quase um ano, ele contou com acompanhamento psicossocial para conquistar seus objetivos. Nesta quinta-feira (17), ele foi convidado para ir à sede da Semas para receber uma homenagem da equipe.
O secretário municipal de Assistência Social, Marcos Marinho Delmaestro, disse: "Francelino, você não parou, está apenas começando. Tudo tem o seu momento, e você está no caminho certo".
A subsecretária de Assistência Social, Iohana Kroehling, deu uma dica a ele: "Seria interessante se você retornasse ao Centro-Pop como uma referência e exemplo para os demais assistidos".

Ajuda

"Contei muito com a ajuda do serviço de abordagem de rua. Dormia no chafariz em frente ao Palácio Anchieta. Fiquei uns quatro meses dormindo ali. Já fui agredido e me bateram muito, minha perna ficou muito inchada. Tive o apoio das assistentes sociais e psicólogas do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), do Centro Pop e do Albergue Noturno. Sem essas profissionais, eu não teria condições de chegar sozinho até aqui", afirmou Francelino, que destacou o momento em que aceitou a ajuda da Prefeitura:
"Eu não estava mais aguentando aquele sofrimento. Eu olhava para trás e via que tinha perdido casa própria e família. Eu fiz a opção de escolher as drogas e acabei pagando por isso".
Wilbert Suave Silva
Morador de Rua aprovado no IFES
Secretário Marcos Delmaestro e equipe disseram que Francelino é um exemplo para os demais assistidos pelo Centro-Pop
Hoje, ele quer ajudar os demais assistidos do Centro-Pop: Francelino se mostra otimista em ajudar os demais assistidos do Centro-Pop: "Se depender de mim, eu incentivo mesmo e converso com o pessoal. Tem alguns que estão interessados e posso investir mais neles. Pois eles querem voltar a estudar e fazer curso".

Amadurecimento

A assistente social Clara Maria de Souza frisou a importância dos trabalhos no Centro Pop. "O profissional do Centro-Pop amadurece e cresce. Você sai muito melhor do que entra. Cada escuta que você faz de uma história às vezes vai além do profissionalismo. Faremos o segundo encontro do Superação em novembro, com 10 pessoas que passaram pelo Centro-Pop para dar seus depoimentos".

Metodologia

A coordenadora do Serviço Especializado em Abordagem Social, Luciana Gatti Constantino, explicou como funciona o Centro-Pop. "A metodologia do Centro-Pop hoje é bem diferenciada, com a participação dos usuários na construção do dia a dia em todas as assembleias. Elas participam de tudo. Isso melhorou muito o nível de organização de espaço".

Futuro

Francelino afirmou que já tem planos para o futuro: "Estou gostando de estudar de novo. Eu quero continuar com meus estudos e voltar para o mercado de trabalho. Estou fazendo curso de operador de computador. No final do ano, vou me inscrever no curso de Inglês na Ufes. Eu olho para a foto dos meus filhos e isso me motiva. Não quero que meus filhos me vejam mendigando na rua. O ser humano não merece esse sofrimento todo".

Informações à imprensa:

Paula M. Bourguignon (pmacbourguignon@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3345-2617 / 98889-5564
Com edição de Secom - Prefeitura de Vitória


Nenhum comentário:

Postar um comentário