Os professores da Educação Especial dos municípios de
Venda Nova do Imigrante, Domingos Martins, Brejetuba,
Santa Maria de Jetibá, Afonso Cláudio, Conceição do
Castelo e Laranja da Terra participaram de um seminário
sobre Estudo de Caso, no auditório da Superintendência
Regional de Educação (SRE) Afonso Cláudio. O objetivo foi
utilizar a ferramenta como um instrumento pedagógico.
No seminário foram apresentados problemas mal
estruturados, sem uma solução pré-definida, exigindo
empenho do professor especialista para identificar o
problema, analisar evidências, desenvolver argumentos
lógicos, avaliar e propor soluções ao aluno. A técnica
responsável pela Educação Especial Giovanne Silva Berger Tonoli, apresentou situações envolvendo
alunos com deficiência diferentes, das escolas localizadas nesses municípios, para os professores
usarem no Estudo de Caso.
As intervenções estudadas foram: horário de Atendimento Educacional Especializado (AEE),
trabalho colaborativo, planejamento coletivo por área de conhecimento, planejamento individual,
Plano de Desenvolvimento Individualizado (PDI) por Trimestre, gráfico de notas alcanças
(rendimento por trimestre) e parecer pedagógico do professor de AEE.
De acordo com Giovanne, o estudo instigou os participantes a trabalharem com a pesquisa-ação.
“A avaliação que podemos fazer é que na dialógica do Estudo de Caso, conseguimos observar de
forma bem real o fortalecimento das ações do trabalho da Educação Especial e a
profissionalização do Atendimento Educacional Especializado dos professores”, afirma a técnica.
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