Para discutir sobre a redução da maioridade penal, os coordenadores de pais de escolas estaduais
participaram de um fórum no Centro Universitário do Espírito Santo (Unesc), em Jacaraípe, Serra.
Foram promovidos seis minicursos com abordagens dos temas: exploração sexual infantil, trabalho
infantil, medidas socioeducativas, prevenção às drogas para educadores, conversando com
meninas e programação de aprendizagem.
A coordenadora de pais da Escola Campinho, Marli Santos de Souza Amaral, conta que o fórum ensinou
a lidar e trabalhar melhor com os jovens. “Gostei muito da palestra da redução da maioridade penal, pois
pude compreender ainda mais a importância dos jovens estarem na escola e não no presídio”, disse Marli.
O professor de Direito João Menezes Santos Neves ministrou uma das palestras abordando política
social e medidas socioeducativas, com relação à redução da maioridade penal.
Para Ivanete Carvalho Xavier, coordenadora de pais da Escola Saturnino Rangel Mauro, o fórum teve
uma abordagem muito intensa e proveitosa. “Adquiri mais conhecimento para trabalhar com as crianças
e as famílias. A discursão que mais me chamou atenção foi sobre as medidas socioeducativas, dos
trabalhos socioeducativos nas escolas que ajudam a melhorar a educação do jovem. Também aprendi
sobre como recorrer, vigiar e atentar para as situações que ocorrem no dia a dia em relação aos
nossos jovens”, disse Ivanete.
Coordenadores de Pais
O projeto Coordenadores de Pais, uma ação da Fundação Itaú Social em parceria com a Secretaria de
Estado da Educação (Sedu), atua nas escolas públicas com foco na articulação das famílias com a
unidade de ensino. Ele é o elo entre a escola, a família e a comunidade, visando garantir o direito à
educação das crianças, adolescentes e jovens.
O objetivo é desenvolver ações que propiciem e facilitem a entrada e o envolvimento das famílias no
cotidiano escolar, auxiliando pais de alunos a melhor acompanhar e apoiar o aprendizado dos filhos,
evitando, assim, a evasão escolar, a repetência e melhorando a integração entre aluno, família e escola.
Inspirado na reforma educacional de Nova Iorque (EUA), cada unidade de ensino conta com um
coordenador de pais. Esses, que geralmente são moradores da comunidade em que se encontra a
instituição de ensino, são indicados pela direção da escola para atuar no relacionamento escola-família.
O projeto Coordenadores de Pais conta também com a parceria da Fucape e o apoio do Movimento
Espírito Santo em Ação (ES em Ação). O projeto segue a experiência que foi desenvolvida pela
Fundação na Zona Leste de São Paulo. Atualmente a rede estadual de ensino conta com 33
coordenadores de pais.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário