Com foco na melhoria do desempenho educacional
dos estudantes da rede pública capixaba, foi realizado,
nesta quarta-feira (28), o Seminário Estadual de
Gestão Escolar para Resultados de
Aprendizagem. Especialistas debateram o tema
gestão escolar e compartilharam experiências com
cerca de 250 agentes públicos da política
educacional capixaba dentre diretores de
escolas, supervisores, superintendentes regionais
e equipe técnica do governo estadual.
O seminário faz parte do processo formativo dos
gestores das escolas participantes do Projeto
Jovem de Futuro implementado pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu), em parceria com o
Instituto Unibanco, que iniciou neste ano os trabalhos em 151 escolas, beneficiando mais de 72 mil
estudantes do Ensino Médio. Ao longo de quatro anos toda a rede pública de Ensino Médio do Estado
será contemplada.
O secretário do Estado da Educação, Haroldo Rocha, abriu o evento falando sobre a importância do
projeto. “Planejamento, objetivos claros, metas e organização, são essenciais para que o resultado
seja a melhoria da aprendizagem dos estudantes. Estamos aqui para alinhar e propor estratégias para
que os estudantes aprendam cada vez mais e melhor. Precisamos motivá-los, eles precisam ter
sonhos e projetos de vida, para que possam querer aprender. Com o Jovem de Futuro, que
tem uma metodologia construída, os diretores passarão a serem líderes, onde trabalhando todos os
dias, com método, vamos alcançar o objetivo principal, que é a melhoria da aprendizagem”, destacou.
O Seminário tem por objetivo promover uma discussão sobre o papel da gestão escolar para a
melhoria da qualidade da educação pública.
O superintendente executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques, falou sobre Gestão Escolar
para resultados de aprendizagem: direitos, autonomia e equidade e destacou a importância de
hierarquizar processos para tornar a aprendizagem dos estudantes mais potente. "Uma boa gestão
implica em qualidade da educação. É preciso um olhar de gestão escolar voltado para melhorar os
resultados de aprendizagem dos estudantes. Para isso, é importante construir métodos, incorporar
modos de trabalho no cotidiano da escola que operem a serviço do pedagógico", disse.
Promovendo um debate sobre o papel da gestão escolar para a melhoria da qualidade da educação
pública duas especialistas compartilharam as experiências vivenciadas em outros estados.
A assessora especial da Subsecretaria de infraestrutura e Tecnologia da Secretaria de Estado da
Educação do Rio de Janeiro, Julia Figueiredo Goytacaz Sant’Anna e a coordenadora de
Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem da Secretaria de Estado da Educação do
Ceará, Maria Elizabete de Araújo, mostraram experiências estaduais de gestão escolar com
resultados de aprendizagem.
Para a diretora Adriana Bonatto Merlo, da Escola Estadual Antônio dos Santos Neves, de Boa
Esperança, “a equipe escolar recebeu bem o programa e a sua metodologia. Estamos muito confiantes
na melhoria dos resultados. O encontro está sendo motivador para a concretização das ações pensadas
pela equipe para garantir a melhoria da aprendizagem dos nossos alunos”, contou.
“O Jovem de Futuro nos permite ter foco e objetivo para melhorar o trabalho do gestor e da escola.
Teremos bons resultados com o envolvimento dos alunos, vamos mudar e melhorar a aprendizagem
dos estudantes capixabas. A metodologia é muito positiva e as capacitações estão nos mostrando que cada
vez mais somos capazes”, destacou o diretor Vilmar de Brito da Escola Estadual Monsenhor Miguel
Sanctes, de Guaçuí.
À tarde, o professor Alexsandro Santos, doutor em Educação pela Universidade de São Paulo e
coordenador acadêmico da Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo, fez uma palestra
sobre a autonomia da escola.
Durante o evento também foram apresentados os diagnósticos da situação encontrada nas escolas da
rede estadual, que estão participando do Programa, onde aparecem as dificuldades da gestão escolar.
A programação foi encerrada com uma atividade em grupos de trabalho, na qual os participantes
aprofundaram a reflexão e apropriação do conteúdo formativo sobre gestão escolar.
Jovem de Futuro
O programa Jovem de Futuro utiliza o conceito de Gestão Escolar para Resultados (GEpR).
O projeto apresenta para os gestores escolares estratégias e instrumentos que tornam seu trabalho
mais eficiente, criativo e produtivo. Seus princípios orientam para um trabalho com foco nos
resultados positivos de ensino e de aprendizagem.
A principal maneira que o Jovem de Futuro propõe para efetivar a gestão focada em resultados na escola
é a construção de um Plano de Ação, que é um importante instrumento para a materialização do
planejamento participativo na escola. É por meio dele que a comunidade escolar traça o que é preciso
fazer, de acordo com o seu diagnóstico, para alcançar os resultados esperados.
O programa é realizado pela Sedu com apoio do Instituto Unibanco, que é uma das instituições
responsáveis pelo investimento social privado do conglomerado Itaú Unibanco, que tem como foco de
atuação contribuir com a melhoria da qualidade da educação pública brasileira.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário