Ação contou com palestra e orientação sobre autoexame
Na última sexta-feira (23), a equipe da Unidade Básica de Saúde de Pequiá promoveu um Dia D contra o câncer de mama. Durante a ação foi realizada uma palestra para dezenas de mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama e do autoexame.
“Todos os anos nós realizamos palestras com as mulheres atendidas na Unidade de Saúde. Nunca é demais reforçar a importância de se cuidar, pois o câncer de mama, se detectado no início, possui chances de cura são muito grandes”, disse a médica Maíra Heringer.
A iniciativa reforça a campanha Outubro Rosa, um movimento realizado no mundo inteiro que busca chamar a atenção para a importância do diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama.
A orientação atual é que a mulher faça a autopalpação (toque) das mamas sempre que se sentir confortável para tal (no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem necessidade de uma técnica específica de autoexame, como preconizado nos anos 80.
O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura. Para isso, é importante que as mulheres fiquem atentas a qualquer alteração suspeita na mama. Quando a mulher conhece bem suas mamas e se familiariza com o que é normal para ela, pode estar atenta a essas alterações e buscar o serviço de saúde para investigação diagnóstica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário