Publicada em 19/10/2015, às 14h25
Douglas Schneider
Toda água captada pela chuva e desperdiçada nos bebedouros é utilizada na irrigação da horta e na limpeza da escola
"Água: preservar para não faltar!" Esse é o lema adotado e multiplicado pelos estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Suzete Cuendet, em Maruípe, onde os alunos da 6ªsérie/7º ano e 8ª série/9º ano desenvolvem os projetos "Horta Educativa" e "Pequenos Cientistas", que têm como princípio o consumo consciente desse importante recurso natural.
Na atividade, os estudantes podem colocar em prática tudo aquilo que estão aprendendo em sala de aula, como as propriedades físicas da água e sua importância para os seres vivos.
Segundo a professora de Ciências Patricia Bastos, que também coordena os projetos, trata-se de uma iniciativa dos próprios alunos, que desenvolveram os projetos para reduzir o desperdício de água na escola.
"Toda água captada pela chuva e desperdiçada nos bebedouros é utilizada na irrigação da horta e na limpeza da escola. São eles que cuidam da horta, desde o cuidado do solo, passando pelo plantio e irrigação. São alunos muito engajados na questão ambiental e que fazem um trabalho educativo com a comunidade escolar para o consumo consciente da água e preservação do meio ambiente", disse.
As alunas da Emef TAN Gabrieli Vitória, de 11 anos, e Dhayna Rebeca da Paixão, 10, aprovaram a iniciativa. "Está sendo uma atividade muito diferente. Gostei bastante pois ajuda a fixar a matéria", disse Gabrieli. "Achei muito legal conhecer na prática as propriedades da água. Tinha muita coisa que eu não sabia. A horta também está muito bem cuidada", concluiu Dhayna.
Escolas
Nas escolas da rede municipal de ensino, um conjunto de ações desenvolvidas junto aos Conselhos de Escola e aos estudantes tem mobilizado todos para o uso consciente da água. São trabalhos de natureza educativa e informativa, além de mobilização com o objetivo de reduzir o consumo de água e energia nas unidades de ensino.
Uma campanha afixada nos murais e um jogo da memória distribuído aos alunos no início do ano letivo levou à reflexão sobre prevenção de acidentes em épocas de chuvas e economia de água.
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