Com o objetivo de pensar projetos para Vila Velha que alinhem as qualidades urbanas modernas de uma boa cidade para morar, trabalhar, passear e investir, sob o ponto de vista de seus múltiplos usuários, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Vila Velha assina, na próxima semana, uma parceria de trabalho com a Escola da Cidade, de São Paulo, cujo diretor é o arquiteto Ciro Pirondi, para o desenvolvimento de uma coletânea de projetos e desenhos possíveis para a Vila velha que queremos.
“A contratação da Escola da Cidade vai ampliar o debate e incrementar ideias e possibilidades tendo como instrumento a representação gráfica da Vila Velha de hoje e a Vila Velha que queremos para o futuro. Isso vai ajudar não apenas o planejamento da prefeitura, mas principalmente, vai ajudar a população a avaliar o lugar onde vive e o que elas desejam para o futuro”, explica Ana Márcia Erler, secretária de Desenvolvimento Urbano.
A secretária explica também que Vila Velha se apresenta com um grande desafio urbanístico, que é fazer com que essa cidade de mais 450 mil pessoas ofereça oportunidades para que todos desenvolvam seus potenciais humanos e sociais.
“Historicamente, as cidades foram feitas para dar certo, mas nessa dimensão, com a experiência que a sociedade canela-verde tem da questão urbana, é preciso repensar qual modelo é possível construir, por meio de um diálogo envolvendo várias visões. A partir dos exercícios projetuais alavancados com a ajuda da Escola da Cidade, é possível exteriorizar os desejos na cidade e propor formas de alcançá-los”, afirma.
Ao fim de todo esse processo, um desenho da cidade será gerado graficamente, com imagens e maquetes. Ou seja, um documento ilustrativo que vai ser, não apenas um diagnóstico urbanístico de Vila Velha, mas também uma coisa propositiva para ser incluída no Plano Diretor Municipal.
“Queremos muito mais qualidade de vida para quem mora e vive em Vila Velha e, para isso, é preciso fortalecer a imagem da cidade que queremos”, finaliza.
Quem é Ciro Pirondi
Ciro Pirondi pode ser definido como um idealista, mas é também um realizador. Formado em 1980 pela Faculdade Brás Cubas, em Mogi das Cruzes, SP, ele seguiu para Barcelona a fim de dar continuidade aos estudos. Foi lá que, pela primeira vez, falou sobre o sonho de ver criada uma nova faculdade de arquitetura. Em 1996, ele viu materializar-se seu desejo e hoje está à frente da Escola da Cidade, faculdade voltada para a formação humanista de profissionais conscientes de sua responsabilidade social.
O que é a Escola da Cidade
A Escola da Cidade é um centro de estudos que, por meio das relações entre arquitetura, história, cultura, território e natureza, procura introduzir e reinterpretar as diferentes formas de ocupação do espaço. Somos uma instituição de ensino superior que, reconhecida pelo MEC em 2001, reúne um conjunto de profissionais multidisciplinares e procura formar arquitetos e urbanistas criativos e críticos à cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário