Homenagens vão do dia 7 a 14 de março
Jovana Mazioli Saccani
Distribuição de material educativo, exposição de produtos de agroturismo (sem comercialização), apresentação cultural, exposição de poesias e orientações quanto a direitos e à saúde das mulheres. Estas são algumas das atividades que a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (Seppom) oferecerá, das 8h às 13 horas, a todas as mulheres que transitarem pelo Terminal de Laranjeiras no dia 14 de março. A ação fechará o ciclo de homenagens que a secretaria estará promovendo para festejar o dia Internacional das Mulheres, comemorado em 8 de março.
Divulgação/PMSO Terminal foi escolhido para a ação porque nele circulam diariamente muitas pessoas
As homenagens vão começar na manhã do dia 7 de março, com a palestra que a secretária da Seppom, Luciana Malini, irá ministrar para funcionárias e mães dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) do Bairro São Marcos. Luciana vai falar sobre os “Direitos da Mulher”, enfocando o problema da discriminação e os direitos já institucionalizados e garantidos por lei às mulheres, como o da liberdade e da segurança pessoal; igualdade, a construir relacionamento conjugal e a planejar a própria família, entre outros.
Independência
“Temos que aproveitar esta data, que destaca a luta das mulheres ao longo de anos para conquistarem direitos e a própria independência, para ajudar às serranas a terem consciência do poder que possuem para mudarem suas vidas e também a de seus filhos, lutando contra a discriminação, o preconceito e a violência que ainda atormentam a vida de tantas mulheres no nosso país”, frisou Luciana Malini.
No dia 13 de março será a vez da médica Denise Falqueto e da fisioterapeuta Vanine Delunardo Duarte Lecco falarem sobre a saúde da mulher em uma palestra ministrada, das 14h às 16 horas, na Emef Ismênio de Almeida, em Planalto Serrano.
“O Dia Internacional da Mulher é sempre lembrado para que todos possam refletir sobre o papel do sexo feminino na sociedade atual, na celebração da conquista dos direitos que foram adquiridos ao longo dos anos e, principalmente, para discutir sobre a violência que as mulheres de todo mundo ainda sofrem. Temos que continuar a luta para acabar com o preconceito e a discriminação contra a mulher”, considerou a diretora de Políticas Públicas para as Mulheres, Rosana Maria Orlandi.
A ação que será realizada no Terminal de Laranjeiras encerrará as atividades dedicadas à ‘semana da mulher’. O terminal foi escolhido pela Seppom porque pelo local transitam, diariamente, cerca de 80 mil pessoas, segundo dados da Ceturb, que cedeu o local para a realização do evento.
“É um espaço onde conseguiremos abordar um grande número de pessoas e isso é fundamental para divulgarmos os serviços de proteção às mulheres existentes no município, como a Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam), a 6ª Vara especializada em Violência Doméstica e Intrafamiliar, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Serrana, além, é claro, da Seppom”, explicou Luciana Malini.
Divulgação/PMS
Município dispõe de serviços de proteção às mulheres
Dia Internacional da Mulher
Em 1975, a Organização das Nações Unidas (ONU) oficializou o dia 8 de março como o Dia Internacional da Mulher. A consagração da data é o reconhecimento de um longo processo de organização e conscientização das mulheres e de toda a sociedade, na maior parte do mundo, e de sua luta em busca de equidade.
A criação desta data comemorativa teve origem no final do século XIX, em que organizações femininas vindas de movimentos operários protestavam em vários países da Europa e nos Estados Unidos por diminuição das jornadas de trabalho que eram, aproximadamente, de15 horas diárias; pelo fim do trabalho infantil; comum nas fábricas durante o período, e pelos salários medíocres introduzidos pela Revolução Industrial.
Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas na Dinamarca, foi aprovada por mais de cem representantes de 17 países uma resolução para a criação de uma data anual para a celebração dos direitos da mulher com o objetivo de honrar as lutas femininas. Em 25 de março de 1911 um incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York, matou cerca de 130 operárias, marcando a trajetória das lutas feministas ao longo do século 20.
Programação Semana das Mulheres
Palestras
Local: EMEF Escola de São Marcos
Data: 07 de março
Hora: 08 e às 15 horas
Tema: Direitos da Mulher
Palestrante: Luciana Malini- Secretária de Políticas Públicas para a Mulher
Local: EMEF Ismênio de Almeilda -Planalto Serrano Bloco A
Data: 13 de março
Hora: das 14:00 às 16:00 horas
Tema: Saúde da Mulher
Palestrantes: Drª Denise Falqueto e Drª Vanine Delunardo Duarte Lecco
Data: 14 de março
Hora: 8:00 às 13:00 horas
AÇÃO: Distribuição de material educativo, exposição de produtos do agroturismo (sem comercialização), orientações quanto a direitos, saúde, cursos e serviços ofertados pelo município, apresentação cultural, exposição de poesias, mural de mensagens.
OBS: Programação sujeita a alterações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário