A Secretaria Municipal de Educação reuniu profissionais da educação básica na manhã de segunda-feira (10) para debater o Programa de Saúde na Escola (PSE), que é uma iniciativa do Ministério da Educação e Ministério da Saúde em parceria com os municípios. O evento aconteceu no auditório da Prefeitura de Anchieta e contou com a presença do prefeito Marquinhos Assad, representantes da Secretaria Municipal de Saúde e convidados Especiais.
O Programa de Saúde na Escola é um trabalho preventivo destinado aos alunos da rede básica de educação do município e visa o combate a problemas como gravidez na adolescência, uso de drogas, problemas oftalmológicos, de fala, saúde bucal e demais males que podem causar baixo rendimento escolar.
Vários órgãos municipais farão parte do programa, tais como Vigilância Sanitária, por meio das Estratégias de Saúde da Família ( ESF´s), Núcleo de Assistência Psicopedagógica (Nasp), Centro de Referência para Apoio e Atendimento Educacional (Craae), Projeto Unidade de Tranquilidade Educacional (UTE), Conselhos Municipais de Saúde e Educação e Conselho Tutelar.
Os palestrantes convidados foram os técnicos de educação da Assessoria de Apoio Curricular e Meio Ambiente, Hernani Nascimento e Xisda magna.
Em 2014, 13 escolas foram selecionadas para participar do programa, mas, a previsão é que, em médio prazo, o programa cubra todas as escolas do município.
“Este programa nos dará noção de como nossas crianças e jovens estão sendo assistidos. Acompanhando o desenvolvimento escolar deles vamos resolver grande parte dos problemas relacionados à esta fase”, destacou o prefeito Marquinhos que destacou a parceria entre as secretarias municipais no desenvolvimento de projetos em conjunto com a educação, como o Coleta Seletiva, da Secretaria de Meio Ambiente.
Marquinhos acredita que esta integração é uma ferramenta importante na prevenção e combate “ É uma forma de detectar as razões do mau rendimento escolar. Muitas vezes o aluno tem alguma doença, anomalia ou mesmo um problema que, quando corrigido, melhora o desempenho deste aluno”.
A representante da Secretaria de Saúde Fabricia Forza falou sobre a importância do trabalho conjunto entre estas secretarias “É muito importante que os setores da educação, saúde e esporte se unam, porque essa união torna a comunidade mais forte para ajudar nossas crianças, adolescentes e jovens”.
As escolas contempladas com o Programa de Saúde na Escola são:
Manoel de Paula Serrão – Iriri
Edna Mezadre – Baixo Pongal
Tia Marlene Petri -Alto Pongal
Escola de Limeira
Zuleika Flores – Jabaquara
Luiza Flores – Mae-Bá
Escola de Recanto do Sol
Coronel Gomes de Oliveira - Avilã
Jocelina Nogueira - Alvorada
Amarilis Fernandes Garcia – Justiça II
Tio Liliu - Centro
Terezinha Godoy - Centro
Nenhum comentário:
Postar um comentário