Por Débora Sonegheti e Vítor Simões (*)
A Ufes firmou, nessa quarta-feira (31), um convênio de cooperação com a Universidade de Sassari (Uniss), localizada na região da Sardenha, Itália. O convênio foi assinado entre o reitor Reinaldo Centoducatte e o representante da Uniss, professor Alberto Merler.
Também participou da solenidade a vice-reitora, Maria Aparecida Barreto, e o coordenador do curso de Pós-Graduação em Educação da Ufes, o professor Erineu Foerste.
A cooperação facilitará a mobilidade acadêmica para professores e estudantes da área de Educação da Ufes e da instituição italiana, que poderão desenvolver projetos conjuntos de pesquisa, estudos e publicações.
Durante a solenidade, foi citada ainda a possibilidade de uma parceria tripla entre a Ufes, a Uniss e a Universidade do Cabo.
Durante a solenidade, foi citada ainda a possibilidade de uma parceria tripla entre a Ufes, a Uniss e a Universidade do Cabo.
Austrália
O professor de Engenharia Elétrica da Ufes, Teodiano Freire Bastos Filho, apresentou no último dia 23, em Melbourne (Austrália), uma palestra sobre as vantagens da parceria cientifica entre o Brasil e aquele país. O objetivo foi contribuir para o fortalecimento das relações, no âmbito educacional, entre Austrália e Brasil, por meio da realização de intercâmbio entre professores, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação, além da realização de projetos conjuntos de pesquisa.
Na palestra, o professor citou sua experiência pessoal e profissional na RMIT University (Royal Melbourne Institute of Technology), como pesquisador de pós-doutorado em biotecnologia com bolsa do CNPq.
Estiveram presentes no evento autoridades da RMIT University e representantes da CAPES, do CNPq, do Ministério de Relações Exteriores e da Embaixada do Brasil na Austrália, além de professores de diversas universidades brasileiras.
(*) Bolsistas de projetos de Comunicação, supervisionados por Thereza Marinho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário