terça-feira, 20 de novembro de 2012

Agroecologia em debate no município de Boa Esperança



20/11/2012 - 13h35min

Assessoria de Comunicação Incaper
Feira agroecológica
Cultivar a terra e produzir alimentos sem a utilização de veneno. Disponibilizar tecnologias sustentáveis e adequadas para uma transição agroecológica em propriedades de base familiar. Com estes objetivos, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) realiza um seminário sobre práticas e experiências agroecológicas no município de Boa Esperança.

O seminário tem como foco principal o Projeto de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS). Na palestra sobre produção e manejo da matéria orgânica em propriedades de base familiar, o técnico agrícola e extensionista do Incaper Lozenil Rodrigues dá dicas sobre como produzir insumos dentro da propriedade.

A criação de galinhas caipiras em sistemas agroecológicos será o tema tratado pela médica veterinária e extensionista do Incaper, Alessandra Maria da Silva. “O município de Boa Esperança não tem muita experiência neste assunto. A sobra da horta pode servir para alimentar a criação de aves”, disse Ivanildo Schmith Küster, técnico agrícola e extensionista do Incaper. Outro tema que será tratado no seminário são os sistemas agroflorestais como alternativa sustentável para a agricultura familiar. O engenheiro agrônomo do Incaper, Lúcio Herzog Demuner, trata o assunto contemplando o plantio de árvores nativas e frutíferas na mesma área, de maneira sustentável.

Além das palestras, haverá também uma visita a campo. Os participantes vão até uma propriedade no distrito de Guadalupe, para observar na prática como funciona uma unidade do PAIS. Estão sendo esperadas em torno de 100 pessoas, entre produtores rurais, estudantes, técnicos e profissionais da área. “Boa Esperança tem muitos produtores em fase de transição agroecológica. Esta é uma oportunidade de adquirir mais conhecimento técnico a respeito do assunto, aumentando o número de produtores que cultivam sem veneno”, afirmou Ivanildo. Os interessados podem fazer a inscrição no local do evento.

Serviço:
Seminário sobre práticas e experiências agroecológicas
Data: Quinta-feira (22)
Local: Cras (Centro de Referência em Assistência Social) – Boa Esperança

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Juliana Esteves
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário