Centenas de profissionais do setor de saneamento participam de seminário técnico patrocinado pelaCompanhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) e promovido pela Associação Brasileira deEngenharia Sanitária em Ambiental (Abes). O evento começou na segunda-feira (26) e termina nestaterça-feira (27), no hotel Golden Tulip, em Vitória.
O seminário faz parte da programação do Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS), quereconhece as empresas do setor que se destacaram durante o ano pela qualidade da gestão. O PNQSé considerado o maior prêmio do setor na América Latina. As vencedoras de 2012 receberão ostroféus na cerimônia que será realizada em Vitória, na noite desta terça-feira (27).
Ao todo foram 48 apresentações dos cases no seminário, que concorrem ao destaque em Inovação daGestão no Saneamento. Todos são avaliados pela banca de juízes no decorrer das apresentações e osvencedores serão conhecidos no fim das atividades. As palestras acontecem em três auditórios,organizadas em horários diferentes de forma que os participantes possam conhecer o maior númerode cases possível.
Na abertura do segundo dia de atividades, o presidente da Cesan, Neivaldo Bragato, falou dos desafios das companhias de saneamento, da responsabilidade com a população e da importância do PNQS. "Cidadão nenhum merece ter esgoto a céu aberto na sua porta. Nosso principal desafio como empresas de saneamento é universalizar os serviços para cada cidadão brasileiro e o PNQS é um importante instrumento tanto para reconhecer as melhores práticas quanto para manter o assunto em pauta na opinião pública, para que a sociedade exija que mais recursos sejam destinados para o setor", concluiu.
Nesta edição, a Cesan teve duas unidades reconhecidas no PNQS. A Gerência de Distribuição de Água receberá o prêmio na categoria "Rumo à Excelência" - Prata, pelo desempenho no Nível II de avaliação do PNQS. E a Gerência de Coleta e Tratamento de Esgoto será reconhecida com uma placa de distinção pelo notório desempenho, concedida pela banca de juízes.
Trinta cases participaram do PNQS este ano, em seis categorias: "Primeiros Passos para a Excelência", Nível B - Cobre (até 125 pontos); "Compromissos com a Excelência", Nível I - Bronze (até 250 pontos); "Rumo à Excelência", Nível II - Prata ou Ouro (até 500 pontos); Nível III - (até 750 pontos), "Avanços para a Excelência" e "Critérios de Excelência", Nível IV - Diamante (até 1000 pontos).
Reconhecido como o maior prêmio do setor de saneamento da América Latina, o PNQS apresenta níveis de exigências considerados superiores às certificações internacionais como ISO, Eurep-Gap e outras. Além de uma documentação complexa, os examinadores da premiação também exigem comprovação de práticas e processos de qualidade.O PNQS é realizado desde 1997 e premia empresas que se destacam pela melhoria de gestão nos seus processos, com o envolvimento e comprometimento dos colaboradores, beneficiando o atendimento dos clientes. O objetivo do PNQS é incrementar o desempenho das organizações públicas ou privadas, municipais ou estaduais, responsáveis pelos serviços de água, esgoto e resíduos sólidos.
Informações à Imprensa: Coordenadoria de Comunicação Empresarial da Cesan Márcia Brito 2127-5071/9949-9990 Charley Fernandes 2127-5022/9962-3973 www.cesan.com.br comunica@cesan.com.br www.twitter.com/DavidGota_ www.twitter.com/McH2O www.facebook.com/poupeagua
Nenhum comentário:
Postar um comentário