terça-feira, 20 de novembro de 2012

Centro de Cachoeiro recebe ação no Dia da Consciência Negra




A praça Jerônimo Monteiro foi palco de apresentações culturais nessa terça (20)

Quem passou pela praça Jerônimo Monteiro, centro de Cachoeiro de Itapemirim, na manhã dessa terça-feira (20) pode acompanhar mais uma das atividades da prefeitura em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra.
Profissionais da área de saúde atenderam especialmente a população negra, e grupos participaram de apresentações culturais. A ação foi conduzida pela Coordenação de Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes).
“É sempre muito importante fortalecer as políticas que efetivamente afastem o preconceito e proporcionem a essas populações o devido respeito que é necessário a qualquer ser humano”, afirmou Geovan Silva, responsável pela Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen).
A programação da Semana da Consciência Negra teve início no domingo, quando foi realizado um torneio de futebol, na localidade de Monte Alegre. O evento esportivo foi realizado em parceria com a Associação de Moradores daquela comunidade.
Segundo a coordenadora de promoção de Igualdade Racial da prefeitura, Eurides Luiz Amaro, através de ações como esta é possível fortalecer a tradição cultural, inserir o negro no mercado de trabalho e produzir uma identificação das etnias na moda e em padrões de beleza.
“Buscamos desenvolver atividades educativas e ações que estimulem o resgate, a conscientização e a sensibilização da população para que estes sejam capazes de oferecer à comunidade as condições de produzir análise crítica sobre os temas discutidos”, disse Eurides.
Saiba mais
A Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro como o Dia Nacional da Consciência Negra. A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre história e cultura afro-brasileira nas escolas. Com isso, os professores devem inserir em seus programas aulas sobre os seguintes temas: história da África e dos africanos; luta dos negros no Brasil; cultura negra brasileira; e o negro na formação da sociedade nacional.
A escolha dessa data é uma homenagem a Zumbi dos Palmares, morto em 20 de novembro de 1695. Zumbi foi um dos líderes do Quilombo dos Palmares, localizado na Serra da Barriga, na divisa entre Alagoas e Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário