Mapeamento de Área de Risco, Política de Saneamento, Mapa da Dengue, Novas Linhas deFinanciamento para os Municípios e Racionalização do Gasto Público foram alguns dos assuntosapresentados durante o segundo e último dia do 7º Seminário Gestão das Cidades, que reuniuaproximadamente 1.300 pessoas nos dois dias de evento no Centro de Convenções de Vitória. Oseminário teve o objetivo de discutir os desafios dos gestores e alinhar os programas de Governo com as ações previstas nos municípios para o próximo ano.
Durante o encerramento, que contou com a presença do governador Renato Casagrande, o presidenteda Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes), Elieser Rabelo, agradeceu apresença e apoio de todos que participaram do encontro. “O Governo do Estado junto com a Amunesteve a preocupação de montar uma programação com assuntos que ajudem todos a refletir sobreesse momento delicado da nossa economia”, disse.
O secretário de Estado de Economia e Planejamento, Robson Leite, ressaltou que o evento cumpriusua missão de passar uma mensagem de criatividade e capacidade de superação para osparticipantes. “Esperamos que todo o conteúdo aqui apresentado nesses dois dias ajude aos futurosprefeitos a encarar esses desafios previstos próximos anos”, disse.
No período da tarde, auditores do Tribunal de Contas do Estado discutiram temas comoResponsabilização e Processos no Tribunal de Contas sob a Perspectiva da Sua Nova Lei Orgânica,Sistema de Prestação de Contas Anual Eletrônica e Sistema de Controle de Obras Públicas Geo-Obras.Já o presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Marcos Guerra, fez umapalestra sobre “Findes e os novos prefeitos: uma agenda para interiorização”.
Saneamento
Durante a palestra sobre Política Estadual de Saneamento, o presidente da Cesan, Neivaldo Bragato,falou sobre os investimentos previstos para o setor até 2014 no Estado, a meta de universalização dosaneamento até 2025 no ES e como as prefeituras podem conseguir recursos para esta área. “Apressão por saneamento no Brasil tem sido um assunto cada vez mais cobrado. É necessário que essapauta esteja na agenda dos prefeitos”, ressaltou.
Saúde
Para reforçar o apoio do Governo do Estado aos municípios, o governador Casagrande assinou noprimeiro dia do evento o decreto que institui a Política Estadual de Cofinanciamento da AtençãoPrimária à Saúde do Estado - PECAPS, que ficará sob responsabilidade da Secretaria de Estado daSaúde (Sesa).
O decreto autoriza o Estado a realizar transferências de recursos financeiros Fundo a Fundo, do FundoEstadual de Saúde aos Fundos Municipais de Saúde, como mecanismo para execução financeira dapolítica.
O evento
O 7º Gestão das Cidades busca fomentar a reflexão e o debate sobre temas essenciais para aadministração municipal como finanças municipais, desenvolvimento local, questões federativas,organização e planejamento governamental, racionalização dos gastos públicos, dentre outras temas. O evento foi realizado pela Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) em parceria com a Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes).
Informações à Imprensa: Assessoria de Comunicação/SEP Raphael Marques Tel.: 3636-4258 / 9766-0348 raphael.marques@planejamento.es.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário