Foi concluída nesta semana a terceira etapa de elaboração do Plano Municipal de Assistência Social (PMAS) de Cachoeiro de Itapemirim. Nessa fase foram realizadas quatro oficinas temáticas com o objetivo de construir diretrizes, objetivos e metas.
As oficinas ocorreram nos dias 8, 9, 12 e 13, na Microlins, localizada na avenida Bernardo Horta e tiveram a participação de cerca de 38 funcionários da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes).
Foram três oficinas relacionadas aos níveis de proteção social e uma voltada para gestão e controle social. Ficaram acertados a execução e cumprimento durante os próximos cinco anos (2013 a 2017) das ações discutidas e aprovadas.
“O plano representa um grande avanço para o município, pois reconhece a assistência social como política pública, procurando traçar estratégias de acordo com a demanda da população de forma planejada e democrática. A intenção é garantir a cidadania plena à população”, afirmou a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Nilcéia Pizza.
Saiba mais
O Plano Municipal de Assistência Social (PMAS) é um documento escrito, formalizado, contendo as diretrizes, as futuras ações da área de Assistência Social de Cachoeiro de Itapemirim para o período de 2013 a 2016.
O objetivo é prever programas, projetos e benefícios de proteção social para as família e indivíduos, atendendo as reais necessidades dos usuários da assistência social. A primeira etapa do plano consistiu na realização de um seminário de apresentação metodológica. O evento contou com representantes de entidades, da sociedade e do governo.
Na segunda fase foi construído o diagnóstico sócio assistencial. Esta etapa compreendeu a elaboração do questionário que foi aplicado em pesquisa, reuniões técnicas com a equipe da Semdes, seleção e treinamento de entrevistadores e aplicação do questionário junto a 20% da população dos bairros mais vulneráveis indicados pela secretaria, compilação dos dados e emissão de relatório.
O questionário foi aplicado em 14 bairros e dois distritos, com uma população estimada em 50.766 pessoas, sendo que 20% deste montante representavam 10.246 pessoas, que serviram de parâmetro para a coleta de amostras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário