quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Agricultores de Guaçuí participam de curso e oficina de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável



31/10/2012 - 16h02min


Incaper

Agricultores familiares do município de Guaçuí participaram de curso e oficina do Projeto de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS) promovido pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). As atividades foram realizadas nesta terça (30) e quarta-feira (31) no assentamento Florestan Fernandes. Participaram 20 agricultores envolvidos em todo processo, que abordou os conceitos e princípios agroecológicos até a instalação de uma unidade do projeto.

As atividades foram divididas em uma parte teórica e outra prática. Os agricultores foram levados a refletir sobre a importância da agroecologia e toda a cadeia envolvida na produção orgânica. Posteriormente, começarão a montar a Unidade Produtiva Agroecológica e Sustentável, que são sistemas que agregam galinhas, hortas e agroflorestas. O trabalho será realizado em mutirão, no qual as famílias terão oportunidade de se integrar e de aprender ainda mais em coletividade.

O responsável pelo escritório local do Incaper, Fabio Morandi, orientou o curso e a oficina e destacou os benefícios do projeto: “Por meio dessas ações, o agricultor pôde aprender fazendo, com o seu próprio trabalho que está sendo assistido e incentivado pelo Incaper. O PAIS é um projeto que tem por finalidade aumentar a qualidade de vida no campo, por meio de sistemas de produção que levem em consideração os princípios agroecológicos e diminuam a dependência de insumos externos, e ainda dialoga com programas como o PAA e o Pnae, proporcionando vantagens ao agricultor e ao consumidor do seus produtos”.

Em Guaçuí, 23 famílias de três assentamentos foram contempladas pelo projeto. Os trabalhos ainda estão em fase inicial, este mês uma unidade já foi instalada no assentamento São Felipe, e mais uma horta será implantada no Florestan Fernandes, que conta com seis famílias no município, e a expectativa é de que ali os trabalhos sejam concluídos até o final do ano, avançando também para a comunidade de São Tiago.

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação – Incaper
Eduardo Brinco/Juliana Esteves/Luciana Silvestre
Texto: Mariana Bergamini
comunicacao@incaper.es.gov.br
Tel.: 3636-9865/3636-9868/9850-2210/9964-0389
Twitter: @incaper
Facebook: Incaper

Nenhum comentário:

Postar um comentário