quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Pedagogos de Cachoeiro concluem curso sobre cultura afro-brasileira



Publicada em 04 de novembro de 2015

Última atividade foi visita a Monte Alegre, única comunidade quilombola do municípioÚltima atividade foi visita a Monte Alegre, única comunidade quilombola do municípioCom uma visita à comunidade de quilombola de Monte Alegre, 90 pedagogos da rede municipal de educação de Cachoeiro concluíram nesta semana um curso de formação com foco nas questões étnico-raciais.
Trinta e sete unidades de ensino foram representadas na aula de campo, que contou com apresentações culturais dos moradores, trilhas e almoço com comidas típicas.

O curso começou em maio e teve sete encontros. O objetivo foi qualificar os profissionais da educação para atender as determinações da Lei nº 9394/96 (alterada pelas Leis Nº 10.639/2003 e Nº 11.645/2008), que incluiu, no currículo escolar, a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-brasileira e Indígena”.

Paralelamente ao curso, os pedagogos participantes desenvolveram atividades ligadas à temática com seus próprios alunos, ao longo de todo o ano, não se limitando aos tradicionais dias de comemoração, como o 13 de maio (Abolição dos Escravos) e o 20 de novembro (Consciência Negra).

Segundo a pedagoga da Secretaria Municipal de Educação, Elaine Cristina Rangel, a formação está em sua segunda edição e tem sido um sucesso. “Em 2014, tivemos como público-alvo 74 pedagogos da Educação Infantil. Já em 2015, o curso focou no Ensino Fundamental. Nesses dois anos, são145 pedagogos atendidos, que atuam como multiplicadores nas unidades de ensino”, explica.
Profissionais aperfeiçoam práticas pedagógicas
Esta quarta-feira (4) também foi dia de conclusão de curso de formação para pedagogos de escolas municipais. A última atividade da capacitação "A Prática Profissional do Pedagogo no Cotidiano Escolar" foi um seminário, realizado no Centro de Referência, Pesquisa e Capacitação do Professor da Educação Básica, em Morro Grande, com a participação de 70 profissionais.

O evento contou com palestra da professora universitária Magali Paraguassú Posse, mestre em Ciência da Educação (1990) pelo Instituto Enrique José Verona, de Cuba. A educadora abordou o tema "O papel da escola no processo de escolarização da sociedade e conflitos geracionais: Impactos e desdobramentos para o trabalho do pedagogo". Gestores escolares também participaram do seminário.

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