quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Audiência pública discute preservação dos mangues de Vitória

Publicada em 05/11/2015, às 13h36

Syria Luppi
Audiência pública manguezal
Secretário Luiz Emanuel participou de audiência pública sobre o manguezal da capital no plenário da Câmara
Uma audiência pública tratou dos manguezais de Vitória, na manhã desta quinta-feira (5), na Câmara Municipal. O objetivo foi discutir o lançamento de esgoto irregular nos mangues. 
O evento contou com a participação do secretário municipal de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain, e representantes da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH) e do Instituto Guaiamum.
O secretário destacou o empenho da atual administração, em parceria com a Cesan, para promover a interligação das residências à rede coletora. "Além do trabalho das equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) e Cesan, começamos a multar 59 pontos que foram notificados a fazer a ligação, tiveram o prazo suficiente para isso e não executaram a determinação. Nessa primeira fase, 1.794 pontos foram vistoriados. Mas temos avanços. São 608 pontos ligados que estão deixando de lançar na nossa baía mais de 2 mihões de litros de esgoto por dia", disse.

Conscientização

Luiz Emanuel destacou, ainda, que a Semmam tem feito um importante trabalho de conscientização ambiental junto às comunidades sobre a preservação e a importância dos manguezais para o meio ambiente, o turismo e a economia dos moradores.
"Vitória tem um dos maiores manguezais do mundo. É um berçário de diversas espécies marinhas, vegetação variada, além de ser fonte de renda para pescadores e importante atrativo turístico para nossa cidade. Estamos trabalhando intensamente para coibir práticas criminosas como a pesca predatória e construções irregulares no mangue. Temos buscado parcerias com o Ministério Público e outros órgãos ambientais no esforço de proteger a nossa natureza, que é tão bela", concluiu o secretário.
Matéria relacionada


Nenhum comentário:

Postar um comentário