Uma nova unidade do Programa Escola Viva será aberta em 2016 no bairro Planalto Serrano, no município da Serra. O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira (06), pelo secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, em coletiva de imprensa.
A nova unidade, que se chamará: Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Joaquim Beato, em homenagem ao professor e ex-secretário de Estado da Educação do Espírito Santo e senador da República, que também foi pastor e possuía uma vasta experiência em Educação Teológica.
Segundo Haroldo Rocha, “a área escolhida conta com as instalações adequadas e está localizada em uma região onde os jovens vivem em vulnerabilidade social. A Escola Viva é uma ferramenta atrativa e de resgate para os jovens. É por isso que estamos priorizando bairros e regiões de vulnerabilidade social. Esse não é só um projeto educacional, é um projeto de vida para a nossa juventude”, destacou.
Toda estrutura física e de pessoal será viabilizada para a implantação do Programa na nova unidade, onde os estudantes terão um período de turno único, com permanência de 9h30 na escola. Laboratórios, salas temáticas, auditório, biblioteca, refeitório, quadra poliesportiva e ginásio esportivo.
Serão disponibilizadas 720 vagas para estudantes do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio. Os estudantes interessados deverão preencher um formulário eletrônico que será disponibilizado no site da Sedu - www.educacao.es.gov.br, dentro do período de Chamada Pública Escolar.
Processo seletivo para profissionais
Os professores e coordenadores da nova unidade da Escola Viva deverão ser servidores efetivos do magistério público estadual. A seleção desses profissionais será feita por meio de processo seletivo que terá a data divulgada em breve.
Os professores que atuam na Escola Viva possuem regime de dedicação plena, de 40 horas semanais, por meio de extensão de carga horária especial, em período diurno, totalmente cumpridas no interior das respectivas escolas, com carga horária multidisciplinar ou de gestão especializada. Os professores selecionados passarão por uma formação de 40 horas.
Escolas estaduais podem aderir ao Programa
As escolas da rede pública estadual também podem fazer adesão ao Programa Escola Viva. Para isso, a direção da unidade escolar deverá realizar reuniões com a comunidade escolar, com o Conselho de Escola e com a comunidade local para apresentação do Programa, apresentando a lista de presença e as atas das reuniões, entre outros requisitos, para a Comissão de Credenciamento, que avaliará a viabilidade de adesão. O prazo para participar da adesão é até o dia 30 de novembro.
Todas as informações estão disponíveis no edital n° 017/2015. Para conferir, basta acessar o site da Sedu – www.educacao.es.gov.bre clicar no banner “Credenciamento Programa Escola Viva”.
Mais vagas na Escola Viva São Pedro
Outra novidade anunciada pelo secretário foi a ampliação das vagas no Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral São Pedro, localizada em Vitória. Para 2016, serão abertas mais 400 vagas na unidade.
“Vamos dobrar o tamanho da Escola, o espaço comporta essa quantidade. Com as duas unidades, uma em Vitória e outra na Serra, vamos atender 1.100 estudantes. Queremos que cada vez mais os estudantes tenham acesso a essa oportunidade em regiões diferentes do Estado.”, explicou o secretário.
A primeira unidade do Programa Escola Viva foi implantada, na região de São Pedro, em Vitória, e as atividades tiveram início no dia 27 de julho, quando foram abertas, 480 vagas para estudantes do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio.
Escola Viva
Mais do que uma escola em tempo integral, a Escola Viva é um novo modelo de Ensino Médio em turno único, que traz inovações pedagógicas e de gestão, orientando o jovem a ser protagonista e a construir seu projeto de vida.
A Escola Viva possui um currículo diversificado, com organização curricular flexível. O currículo escolar conta com as disciplinas obrigatórias (Português, Matemática, Química, Física e etc.) e também eletivas, em que os estudantes escolhem de acordo com seu interesse e aptidão. A escola disponibilizará um rol de disciplinas eletivas com temas como Cinema, Teatro, Robótica, entre outras disciplinas, oferecidas semestralmente.
Além da estrutura diferenciada e do currículo inovador, na Escola Viva os profissionais possuem dedicação integral e o tempo que o aluno permanece na escola será de 9 horas e 30 minutos. A carga horária será das 7h30 às 17 horas, sendo 1h20 minutos para o almoço e dois intervalos de 20 minutos para o lanche, ofertados dentro da escola.
O programa Escola Viva possui um conjunto de inovações: acolhimento aos estudantes, às equipes escolares e às famílias; avaliação diagnóstica/nivelamento; disciplinas eletivas; salas temáticas; ênfase prática sem laboratórios; tecnologia de gestão educacional; tutoria; aulas de projeto de vida; aulas de práticas e vivências em protagonismo; aula de estudo orientado; e aprofundamento de estudo (preparação acadêmica/mundo do trabalho).
O Programa de Escolas Estaduais de Ensino Médio em Turno Único, denominado “Escola Viva”, foi instituído pela Lei Complementar Nº 799.
Foto: Nestor Muller/Secom
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação / SEDU
Vivian Camargo/ Flávia Zambrone
Nenhum comentário:
Postar um comentário