quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Novembro Azul alerta sobre o câncer de próstata

Homens a partir de 50 anos devem realizar os exames preventivos anualmente. Posto de Saúde de Pequiá oferece exames gratuitos

Imagem inline 1

Para conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, neste mês inicia-se a campanha Novembro Azul. A recomendação é que a partir de 50 anos os homens devem procurar um urologista para realizar os exames preventivos anualmente. Na Unidade Básica de Saúde de Pequiá o exame é oferecido gratuitamente.

A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado. Segundo a médica Maíra Heringer, os exames realizados são o de sangue, para detecção do PSA (Antígeno Específico da Próstata), e o exame de toque retal - que são complementares, pois cerca de 20% dos casos não são detectados pelo PSA.

“Realizamos por mês uma média de 12 exames de toque retal e 15 de sangue (PSA). É importante que homens que tenham casos da doença na família, dificuldade de urinar, ejacular ou ter ereção procurem o médico, pois um simples exame pode salvar uma vida”, enfatizou Maíra.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), este é o tumor mais frequente no sexo masculino. A cada seis homens, um é portador da doença. A estimativa do INCA é de que, por ano, 69 mil novos casos sejam diagnosticados.

Indivíduos com história familiar de câncer de próstata, da raça negra, sedentários e obesos devem iniciar a prevenção a partir dos 45 anos, pois possuem maior risco de desenvolver a doença. Quando diagnosticada precocemente as chances de cura da doença são de, aproximadamente, 90%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário