segunda-feira, 23 de março de 2015

Saúde faz prestação de contas na Câmara e reforça ampliação dos investimentos em Vitória


Publicada em 23/03/2015, às 18h13

André Sobral
Prestação de Contas Saúde
Prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores(Ampliar imagem)
André Sobral
Prestação de Contas Saúde
Secretária municipal de Saúde, Daysi Koehler Behning, mostrou a evolução da execução orçamentária e financeira da Semus de 2010 até 2014(Ampliar imagem)
A evolução dos investimentos realizados em saúde e o quanto isso impactou na promoção e prevenção da saúde dos capixabas foram os pontos de destaque da prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) referente ao terceiro quadrimestre e o anual de 2014.
No plenário da Câmara Municipal, nesta segunda-feira (23), a secretária municipal de Saúde, Daysi Koehler Behning, mostrou a evolução da execução orçamentária e financeira da Semus de 2010 até 2014. "Em 2010, o percentual de aplicação de recursos em ações e serviços de saúde era de 15,38%. Em 2014, foi aplicado um percentual de 18,89%, que em valor absoluto significa dizer que foram investidos com recursos próprios R$ 200.532.217,79".
"Esse valor ultrapassa, portanto, o que preconiza a lei complementar número 141 de 2012, que orienta a aplicação de, no mínimo, 14%", ressaltou a secretária, que apresentou também a renda per capita anual em saúde por habitante. "O município investe ao ano na promoção e prevenção da saúde em cada morador de Vitória o valor de R$ 785,35”.
De acordo com Daysi Behning, todos esses investimentos refletem na melhoria da prestação dos serviços na rede municipal. "Os 16 módulos do Serviço de Orientação ao Exercício (SOE) trabalharam muito em promoção da saúde. Foram realizados 183.888 atendimentos em aulas gratuitas de alongamento, ioga, hidroginástica, ginástica localizada, entre outras atividades".
"É muito importante destacar os atendimentos do SOE, visto que a promoção da saúde foca em condições de vida mais saudável, com transformação de hábitos e de rotinas".

Outras ações

Outras ações destacadas foram os trabalhos do Centro de Referência (CR) DST e do Serviço de Atendimento às Pessoas em Situação de Violência (SASVV). O primeiro realizou 20.552 atendimentos e teve um incremento de 36% em relação ao ano anterior. O Centro de Referência DST trabalha na prevenção, com orientações e acompanhamento das doenças sexualmente transmissíveis.
Já o SASVV atende crianças, adolescentes e indivíduos com transtorno mental em toda violação de direitos, seja violência física, sexual, psicológica e negligência. Atende também homens e mulheres em situação de violência sexual. "Só no último quadrimestre tivemos 45 novos casos, sendo 78% menores de 18 anos e 22% maiores de 18 anos. Mas, em relação ao segundo quadrimestre de 2014 houve uma redução de 21% no número de novos casos de violência", apresentou Daysi Behning.

Novos conselheiros de saúde

A secretária falou também sobre a posse dos novos membros do Conselho Municipal de Saúde para o biênio 2014-2016. "Note-se a importância do fortalecimento do conselho quando acompanha, fiscaliza e aprova as estratégias de controle e execução das políticas e dos planos de saúde em Vitória”.
Outras ações foram ressaltadas na apresentação: inauguração do Serviço de Atenção Psicossocial de São Pedro (Caps III); realização de 39 cursos e quatro seminários na Escola Técnica e Formação Profissional de Saúde (Etsus-Vitória); Programa Telessaúde; e ampliação da oferta de consultas especializadas.
O trabalho intenso no combate à dengue também foi ponto de destaque: 478.917 visitas domiciliares dos agentes de combate às endemias, sendo 1.522 visitas a pontos estratégicos e 1.176 bloqueios de casos notificados, realizados pelo Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA). Ainda em termos de saúde ambiental, foram destacadas as sete feiras de adoção de cães e gatos, sendo 73 animais adotados.

Informações à imprensa:

Angela Angius (aangius@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3132-5063 / 98825-1102
Com edição de Matheus Thebaldi


Nenhum comentário:

Postar um comentário