Prefeitura de Iúna instalou 10 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para a população descartar o lixo seco, como papel, vidros e garrafas pet
Mais um importante passo para a implantação da coleta seletiva em Iúna já foi dado. A partir desta semana, os moradores da cidade poderão depositar seu lixo seco, devidamente separado, em um dos 10 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) instalados pela Prefeitura Municipal em locais estratégicos, como praças, escolas e postos de saúde.
As PEVs já estão disponíveis para a população depositar seu lixo seco (reciclável) na Prefeitura de Iúna; nas escolas Henrique Coutinho, Dr. Nagem Abikahir e Deolinda Amorim de Oliveira; na creche do bairro Ferreira Vale; na Praça Coronel João Osório (Centro) e na Praça Saudável (Guanabara); nos postos de saúde do Quilombo e de Vila Nova, e no Cras (Quilombo).
“Nós estamos iniciando efetivamente a coleta seletiva na cidade, com a instalação das PEVs em diferentes bairros. É mais uma forma de todos ajudarem a manter a cidade limpa. Com a coleta seletiva também vamos contribuir com a geração de renda para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis, formada por 24 membros e que farão toda a separação do lixo seco”, explicou o secretário de Obras Serviços Urbanos e Infraestrutura, Waldrem Marcelo Oliveira.
A ação faz parte do planejamento de implantação da coleta seletiva no município, que desde o ano passado vem recebendo importantes investimentos, como a formação da Associação de Catadores, que será responsável por toda a coleta seletiva, o fim do lixão a céu aberto, pesquisas e reuniões com a comunidade e palestras de educação ambiental nas escolas.
Coleta domiciliar
Em breve, a coleta seletiva também será realizada porta a porta, ou seja, assim como a coleta de lixo úmido, um caminhão passará nas residências recolhendo o lixo seco devidamente separado pelos moradores, em dias e horários específicos. E o morador poderá ser recompensado por contribuir com isso. A Prefeitura de Iúna está estudando uma forma de conceder descontos em impostos municipais para quem aderir à coleta seletiva.
Saiba Mais
Onde as PEVs estão instaladas?
Os moradores de Iúna poderão depositar seu lixo seco em um dos 11 Pontos de Entrega Voluntária, conforme abaixo:
- Centro: Prefeitura Municipal, Praça Coronel João Osório, Escola Dr. Nagem Abikahir
- Quilombo: Escola Deolinda Amorim de Oliveira, Posto de Saúde e Cras
- Guanabara: Praça Saudável
- Pito/Ferreira Vale: Escola Henrique Coutinho e Creche da praça Ferreira Vale
- Vila Nova: Posto de Saúde
Quais resíduos poderão ser descartados nas PEVs?
Lixo seco: tudo o que não estraga com facilidade e no geral pode ser reciclado, como papéis, papelão, plásticos, metais e vidros;
Por que fazer a separação?
- Evita a contaminação e perda do material que pode ser reciclado, como o papel por exemplo;
- Facilita a coleta do material reciclado pelos catadores e cooperativas de reciclagem;
- Gera economia para a Prefeitura e menor impacto ao meio ambiente com o menor recolhimento de lixo nas casas;
Dicas para a separação:
- Tenha sempre duas lixeiras preparadas em casa.
- Embora pareça redundância ou mesmo exagero, manter o lixo seco limpo e sem umidade permite que não precisemos mantê-lo tampado. Esse lixo é composto de embalagens, não trazendo cheiro algum. Já o lixo úmido precisa sempre estar bem tampado por conta dos insetos.
-Plásticos: lave-os bem para que não fiquem restos do produto, que podem dificultar a triagem e o aproveitamento do material
-Vidros: lave-os bem e retire as tampas
-Metais: latinhas de refrigerantes, cervejas e enlatados devem ser amassados ou prensados para facilitar o armazenamento
-Papéis: podem ser guardados diretamente em sacos plásticos
Lembrando que não é necessária a separação do material reciclável por tipo, somente separar o material seco do úmido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário