Publicada em 31/03/2015, às 10h30
Divulgação Seme
Alunos do Cmei Dom João Batista Motta e Albuquerque brincaram de fazer moqueca colocando os ingredientes na panela de barro
Divulgação Seme
Pequenos fizeram pescarias utilizando peixes de papel durante as atividades do projeto de alimentação saudável
A alimentação saudável já faz parte das ações do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Dom João Batista Motta e Albuquerque, na Enseada do Suá, há alguns anos. As atividades acontecem sempre no mês de março e visam à aquisição de hábitos saudáveis através de histórias, teatros, fantoches e atividades lúdicas e de movimento.
Aproveitando a semana da alimentação saudável e relacionando com o projeto institucional "Vitória, nossa Cidade, nosso lugar", os alunos estudaram a culinária degustando torta e moqueca capixabas e, ainda, aprenderam como as paneleiras de Goiabeiras fazem a panela de barro, através da história "Que panela esquisita, vovó Rita", de Ercilia Simões Braga, dramatizada pelos professores.
"Os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar, de forma lúdica, o trabalho das paneleiras. Foi muito interessante", contou a diretora do Cmei, Karla Denise Coelho Silva, que disse ainda que os alunos confeccionaram suas próprias panelas de barro com argila e papel machê, fizeram pescarias utilizando peixes de papel e também brincaram de fazer moqueca colocando os ingredientes na panela de barro.
"Iniciamos a semana com a contação da história "A sopa de pedra". A professora e os alunos do Grupo 6 visitaram as salas para contar a história e depois saborearam uma deliciosa sopa", relatou a diretora.
Famílias
Depois foi a vez das famílias participarem, informando e enviando para o Cmei a fruta preferida de cada criança, com o objetivo de trabalhar cor, forma, sabor, cheiro, quantidades, resultando numa deliciosa “Salada de frutas”.
Durante a semana, também foi explorada a história de fantoches "João Pedro e o médico", que conta a passagem de um menino que só comia arroz. Daí a mãe o levou ao médico e o garoto descobriu que seu prato precisava ser colorido para ele poder crescer forte e bonito. Nesse dia, as crianças saborearam um almoço divertido e colorido, construindo carinhas nos pratos.
Teatro
Os professores fizeram a apresentação teatral "Uma princesa diferente", que conta a história de uma princesa que não gostava de comer frutas e verduras e começa a passar mal. O príncipe não sabia mais o que fazer para ajudar e no final a princesa foi salva por uma fada que fez uma deliciosa sopa nutritiva.
"A narrativa ressalta que alimentos como frutas e verduras são saudáveis e bem mais baratos, representando a economia. Agora, assim como a princesa, os alunos poderão frequentar mais parques, praias e passeios com bastante saúde. No fim, os alunos ainda participaram de um piquenique no Parque Pedra da Cebola", contou Karla.
"Para finalizar a semana tivemos movimento com aula de zumba kids, onde as crianças tiveram a oportunidade de trocar experiências com outras turmas, dançando muito e queimando calorias", concluiu.
Divulgação Seme
Alunos e pais participaram de piquenique no Parque Pedra da Cebola
Divulgação Seme
Atividades reforçaram a importância de ter uma alimentação saudável
Informações à imprensa:
Carmem Tristão (ctristao@vitoria.es.gov.br) | Tel(s).: 3135-1000 / 98889-6140 / 98139-7097
Com edição de Matheus Thebaldi
Nenhum comentário:
Postar um comentário