Com 200 questionários contendo nove perguntas sobre a "Crise Hídrica Mundial", 19 alunos da Escola Família Agrícola – EFA, deixaram as salas de aula na comunidade de Ribeirão do Meio e vieram para o centro de Castelo para entrevistar pessoas de todas as idades, na manhã desta quinta-feira, dia 26 de março. A atividade extra classe faz parte de um trabalho da disciplina de matemática, no conteúdo de estatística, que além de virar gráfico com muitos números, vai revelar o nível de preocupação de parte da população do município com relação ao tema que tem assolado todo o país.
Entre as perguntas, informações básica como idade, sexo, local onde mora, escolaridade, e até as específicas sobre o tema, como origem da água que consome, motivos para que a falta d'água aconteça, e consequências da falta d'água, fizeram parte dos questionamentos, que serão avaliados, dando origem a um gráfico que representa a opinião dos castelenses entrevistados quanto à crise hídrica.
Os trabalhos aconteceram sob o comando do professor Luciano Bento, com o objetivo de vivenciar a estatística e também mostrar para os alunos a importância da água. “Vamos mostrar a matemática nas situações cotidianas, verificar a opinião da população quanto à crise hídrica, e dar um retorno com algum trabalho social que ainda vamos elaborar mais adiante na escola”, comentou o professor.
Quem esteve entre os 200 entrevistados, considera importante a preocupação d e professores e alunos da Escola Família Agrícola com o meio ambiente. “É importantíssimo este trabalho que os alunos estão realizando. A falta d'água é uma situação que já começou a acontecer, e vai continuar acontecendo sempre, se as pessoas não tiverem consciência de preservar o meio ambiente”, disse o aposentado, Anastácio de Oliveira, que mora no bairro Santo Agostinho.
Em pouco mais de uma hora todos os questionários foram preenchidos pelos alunos entrevistadores. “Com este questionário, a gente vai saber como está a crise hídrica, como a população está trabalhando quanto à isso. Vamos fazer um gráfico de matemática, e depois disso, vamos fazer algum trabalho sobre a crise hídrica”, concluiu a aluna do 4º ano, Alice Toneto Cecoti, que tem 18 anos e mora na comunidade de Pontões em Castelo.
Os dados agora serão compilados nos próximos dias em sala de aula e posteriormente apresentados na escola. “O nosso objetivo é criar um gráfico sobre os principais motivos da falta d'água. Estamos pesquisando para depois levantar os dados e fazer o gráfico”, afirmou Maycon Jhonatan Rosa Vieira, do 4º ano, que tem 18 anos e mora em Alegre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário