Acervo pessoal
Lilian Menenguci apresenta o trabalho "Uma coisa de cada vez, mas tudo junto" na Jornada Científica de Acessibilidade Cultural, no Rio
Até a próxima sexta-feira (11), acontece no auditório do Museu da República, no Rio de Janeiro, a I Jornada Científica de Acessibilidade Cultural. O evento marca o encerramento da formação da primeira turma de especialistas em Acessibilidade Cultural do país.
Entre os formandos, está a professora doutora Lilian Menenguci, que compõe o quadro de servidores da Secretaria Municipal de Cultura (Semc). Ela foi a única selecionada do Espírito Santo para participar do processo de formação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Ministério da Cultura (MinC).
Lilian apresentou, na manhã desta terça-feira (8), o trabalho "Uma coisa de cada vez, mas tudo junto: políticas e práticas inclusivas pelo viés da acessibilidade cultural", requisito para o cumprimento da formação em Acessibilidade Cultural e, também, como ela afirma, um compromisso que implica responsabilidade social.
"Nesse aspecto, o trabalho se apresenta como uma tentativa de reafirmar a cultura como direito de todos. Nesse caso, direito a produção, circulação e fruição da arte e da cultura pelas pessoas com deficiência. Do ponto de vista das proposições no campo das políticas, um vértice importante para sustentar e provocar práticas que se pretendem inclusivas", explica Lilian.
Plano de Cultura
Como se trata de "uma coisa de cada vez, mas tudo junto", vale destacar que essa ação, que se assenta na Constituição Federal de 1988, pretende colaborar com o alcance de metas do Plano Nacional de Cultura (PNC) e do Plano Municipal de Cultura de Vitória. "Elas tratam da acessibilidade cultural para o público de pessoas com deficiência. O desafio é muito grande, mas, sem dúvida, não é maior que nosso compromisso e responsabilidade. Por isso, uma coisa de cada vez, mas tudo junto! E essa tarefa implica a participação de cada um de nós", completa.
Curso
O curso de especialização em Acessibilidade Cultural, vinculado ao Departamento de Terapia Ocupacional da UFRJ, com a parceria da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, realizou no último ano um encontro, um seminário e uma conferência como parte da disciplina Políticas e Diversidade Cultural.
A partir dos eventos, todos abertos ao público, foram encaminhadas propostas à III Conferência Nacional de Cultura. A acessibilidade cultural para pessoas com deficiência foi reconhecida como pauta de política nacional. Além disso, os eventos potencializam a Rede de Articulação, Fomento e Formação em Acessibilidade Cultural.
A I Jornada Científica é aberta ao público e terá emissão de certificado. Serão apresentados 40 trabalhos, todos resultantes dos processos de formação de representantes de diferentes cidades brasileiras. A formação aconteceu de abril de 2013 a abril de 2014.
Com edição de Matheus Thebaldi
Nenhum comentário:
Postar um comentário